Política
Obras para construção de 400 unidades habitacionais do Jd. Amanda tiveram início neste mês

Hortolândia divulga pré-selecionados do Programa Minha Casa, Minha Vida

Nesta etapa, são mil selecionados, mas somente 520 serão escolhidos (400 titulares e 120 suplentes) para terem acesso às moradias habitacionais em fase de construção no Jardim Amanda, com previsão de serem entregues em até 18 meses

A Prefeitura de Hortolândia trabalha para ampliar o acesso à moradia na cidade e a lista dos pré-selecionados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida para as 400 unidades habitacionais em construção no Jardim Amanda foi divulgada no Diário Oficial. 

Nesta etapa, são mil pré-selecionados que cumprem os requisitos necessários para participar do programa. Destes, serão selecionadas 520 pessoas (400 titulares e 120 suplentes). Estas pessoas são as que possuem mais pontos no novo sistema de priorização, divulgado pelo Governo Federal. A portaria do Ministério das Cidades remove o sistema de sorteio como modalidade para seleção das pessoas que poderão adquirir os imóveis.

As 400 unidades habitacionais em construção desde o início deste ano têm previsão de serem entregues em 18 meses. Esta é a primeira etapa de construção do Programa do Governo Federal em Hortolândia. Nos próximos anos, serão construídas outras 800 unidades.

“A oferta de novas moradias para quem mais precisa em Hortolândia é muito importante no nosso cuidado com as pessoas. A parceria com o Governo Federal traz frutos para nós e o desenvolvimento que tanto sonhamos a cada dia também tem a moradia digna para as pessoas como um dos pilares do nosso trabalho”, comentou o prefeito Zezé Gomes (Republicanos).

De acordo com a Secretaria de Habitação, as pessoas que estão nesta lista de pré-selecionadas serão contatadas por equipes da prefeitura pelo e-mail informado no Cadastro Habitacional, além de mensagens de texto via SMS. Além disso, o pré-selecionado também pode conferir a lista na edição 2681 do Diário Oficial de Hortolândia. Dúvidas também podem ser esclarecidas nos CRASs e pelo WhatsApp da Secretaria de Habitação.

Em reunião realizada nesta semana com o Grupo Institucional de Políticas Públicas, equipe intersecretarial coordenada pela Secretaria de Habitação, criada em 2025, com o objetivo de contribuir em assuntos ligados ao interesse da população, ficou definido que os convocados devem comparecer ao Paço Municipal Prefeito Ângelo Augusto Perugini – Palácio dos Migrantes, com todos os documentos em dia, onde serão atendidos para a continuação das novas etapas do processo.

DÚVIDAS

Dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à habitação em Hortolândia também podem ser esclarecidas, diretamente, no canal de comunicação da Secretaria de Habitação pelo WhatsApp (19) 99635-4274 ou no telefone (19) 3965-7810, (19) 3965-7806, (19) 3965-7804 ou (19) 3965-7811.

CADASTRO HABITACIONAL

A etapa de cadastro habitacional de famílias interessadas em moradias populares em Hortolândia foi concluída em dezembro do ano passado com 3.646 novos cadastros. No total, 32.458 pessoas manifestaram interesse nesta etapa do Programa Minha Casa Minha Vida. Destes, foram selecionados aproximadamente 4.606 e, agora, são 1.000 pré-selecionados que seguem no processo.

NOVA REGRA

Pela nova regra, terão prioridade as famílias cuja unidade familiar seja chefiada por mulher declarada no CadÚnico, que possuam pessoa negra em sua composição familiar registrada no mesmo cadastro, pessoa com deficiência comprovada por avaliação biopsicossocial, idoso, criança ou adolescente. Também serão priorizadas famílias com pessoa diagnosticada com câncer ou doença rara, crônica ou degenerativa, mediante laudo médico, bem como aquelas que incluam mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

A norma contempla ainda integrantes de povos indígenas e quilombolas declarados no CadÚnico, residentes em áreas de risco de deslizamentos, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos, beneficiários cujo contrato habitacional tenha sido distratado ou rescindido de forma involuntária, pessoas em situação de rua ou com trajetória de rua, servidores públicos municipais e moradores do município de Hortolândia há 15 anos ou mais.

Deixe um comentário