‘Superviário’ de Hortolândia ultrapassa a marca de 68% de obras concluídas

Novas avenidas, pontes, acessos e parque linear fazem parte do pacote de obras que segue em ritmo acelerado



A construção do “Superviário”, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, avança a cada dia e o sonho da implantação de um novo viário, com mais de 5 quilômetros de extensão, que fará a ligação da região da Vila Real com o Novo Ângulo, vem se tornando realidade.

Agora, o trecho do viário localizado na região central, próximo ao Assaí Atacadista, do outro lado da linha férrea, já esta praticamente finalizado. O trecho é uma das extremidades da obra. A outra fica localizada sob a Ponte da Esperança (Ponte Estaiada), onde, inclusive, o asfalto já foi aplicado.

Na área central, além das duas pistas que compreenderão a nova avenida, a Prefeitura também constrói a calçada. De acordo com o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a construção ultrapassou a marca de 68% de obras concluídas e destacou o avanço da implantação de mais um parque linear que vai margear o novo viário. Essa área dedicada ao esporte e lazer terá pista de caminhada e ciclovia.

Toda a sua extensão também receberá iluminação em led, se transformando em mais um cartão postal da cidade. “Cada dia que passa, as obras do Superviário avançam. O que era só mato, agora começa a dar espaço para uma ampla avenida, com duas pistas, canteiro central e parque linear com toda a infraestrutura de lazer. Além de integrar duas grandes regiões, a da Vila Real com a do Novo Ângulo, o Superviário terá o caráter de potencializar economicamente essas regiões, atraindo novos investimentos da iniciativa privada. O parque será mais uma importante opção de lazer. Em relação a ciclovia, até 2024 entregaremos mais de 100 quilômetros de pistas exclusivas para ciclistas. Elas interligarão toda a cidade, garantindo uma importante opção de mobilidade urbana”, explicou o prefeito hortolandense.

Em relação ao trabalho de construção, segundo informações da Secretaria de Obras, com mais de 2/3 dos trabalhos concluídos, as máquinas também trabalham na construção de uma nova ponte que fará a ligação da Rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) a Rua Pacaembu, no Jardim Carmem Cristina.

Essa ponte vai compor um dos acessos ao novo eixo viário, que segue desde a Avenida Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real) até a Sabina Baptista de Camargo, com transposição sobre o córrego da Vila Real. Esta etapa terá aproximadamente 1,5 km de extensão, trecho que também terá iluminação em Led, pista de caminhada e ciclovia. Além disso, as ruas de acesso aos bairros continuam sendo abertas, como a que está em construção a partir do Jardim São Jorge e Jardim Nova Hortolândia.

Foi iniciado também a duplicação do trecho da Avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas.

Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica embaixo da Ponte Estaiada será transformada em um novo espaço de convivência para a população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Haverá pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento.

Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a Avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a Avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea.

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