Geral
Rede de interceptores é essencial para funcionamento do sistema de esgotamento sanitário Tijuco Preto

Implantação dos interceptores do sistema de tratamento de esgoto em Sumaré atinge 71% de avanço

Ao todo, 2.068 dos 2.900 metros totais de rede já foram instalados; obras seguem em duas frentes simultâneas neste momento

Da Redação | Tribuna Liberal

A fase 1 das obras de implantação de interceptores do novo sistema de tratamento de esgoto Tijuco Preto, em Sumaré, tem 71% do total da rede concluído. Construída pela BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na cidade, a tubulação ficará encarregada de conduzir os efluentes das redes até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Tijuco Preto, que também está em construção.

Até agora, foram instalados 2,068 mil metros lineares dos 2,9 mil metros totais de interceptores de esgoto. A obra, no momento, está sendo feita na rua Onze, no Jardim Fantinatti, em uma frente de trabalho que deve seguir até o final do mês de outubro. Em paralelo, outra frente avança por uma área verde até chegar à nova ETE, localizada no Parque Pavan, na região do Matão.

O novo sistema de tratamento de esgoto vai beneficiar diretamente 93 mil moradores de 54 bairros das regiões da Área Cura, Matão e parte de Nova Veneza. Com previsão de conclusão para 2026, a nova ETE Tijuco Preto terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo e está sendo construída em um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados.

 “Ter duas frentes de trabalho simultâneas faz com que o projeto avance rapidamente. Contudo, mantemos rigorosos critérios quanto à qualidade na execução dos serviços. A rede de interceptores é uma parte essencial para o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário Tijuco Preto”, destaca Vinícius de Freitas, coordenador de Engenharia da BRK.

A nova ETE Tijuco Preto empregará o sistema Nereda com tecnologia desenvolvida na Holanda e que é considerada uma das mais eficientes no mundo para o tratamento de efluentes. O modelo tem como vantagens a redução de odores, o baixo consumo energético e a necessidade de uma área reduzida para a implantação.

‘'Sumaré por um novo amanhã’

Para acompanhar o avanço das obras do sistema de esgotamento sanitário do Tijuco Preto é possível acessar as redes sociais da BRK e o site “Sumaré Por Um Novo Amanhã” (www.sumareporumnovoamanha.com.br), que foi desenvolvido para divulgar as ações de melhoria do saneamento no município. O site reúne as informações das principais ações da companhia na cidade.

Deixe um comentário