Calor intenso faz aumentar em até 12,22% consumo de água na região
Temperatura alta faz população de Sumaré, Nova Odessa,
Hortolândia, Monte Mor e Paulínia aumentar ingestão de líquido e frequência de
banhos; empresas de saneamento orientam para consumo sem desperdício
Beth Soares | Tribuna Liberal
O calorão dos últimos meses fez aumentar em até 12,22% o consumo de água nas cidades da região (Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor e Paulínia). Os dados são das concessionárias dos serviços de água e esgoto, que orientam a população sobre a importância do uso consciente dos recursos hídricos, por meio da adoção de hábitos simples, e diários, que evitem o desperdício do líquido. Encurtar o tempo de banho é um bom começo.
Em Nova Odessa, o consumo médio de água aumentou 12,22%, de outubro a dezembro de 2023, comparado com o mesmo período de 2022. Segundo a Coden Ambiental (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), nos últimos três meses do ano passado, a média de consumo no município foi de 202 litros por segundo. Em 2022, foi de 180 litros/segundo.
Os dados apontam que o pico de crescimento do consumo foi no mês de dezembro passado, quando a população de Nova Odessa utilizou 562.439 m3 de água, 18,16% a mais que na mesma época do ano anterior, quando o consumo foi de 475.979 m3.
Para garantir a segurança hídrica, o uso consciente, mesmo em tempo de calor excessivo, é fundamental, ressalta a Coden. “Muitas vezes, não percebemos, mas, praticamente em todas as formas de uso de água, acaba acontecendo algum desperdício. Os motivos podem ser a falta de cuidado ao usar a água, equipamentos ultrapassados, vazamentos e falta de manutenção em redes e encanamentos”, assinala nota da Assessoria de Imprensa.
Nos municípios de Hortolândia, Paulínia e Monte Mor, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa que registrou aumento de cerca de 10% no consumo de água, de outubro a dezembro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, nas três cidades atendidas.
“As altas temperaturas, principalmente nos períodos de lazer, fazem com que as pessoas se descuidem com o uso da água, por isso é comum o aumento no consumo”, explica nota da Assessoria de Imprensa da Sabesp.
A Companhia de Saneamento dá dicas para o consumidor praticar o uso consciente da água, dentre elas, tomar banhos curtos e não utilizar mangueira para lavar quintal (veja quadro abaixo). Sumaré registrou um aumento de 8% no consumo de água nos últimos três meses. Segundo a empresa de saneamento BRK, entre outubro e dezembro de 2023, o consumo médio registrado por habitante/dia na cidade foi de 166 litros; no mesmo período de 2022, foram 154 litros.
A aposentada Lucia Santos, 61 anos, moradora de Sumaré, conta que o aumento na frequência de banhos, por causa do calor atípico, ampliou o consumo de água na sua casa nos últimos meses. “Usamos o chuveiro mais vezes que o normal, sujamos mais roupas e bebemos mais água. Procuro não desperdiçar reaproveitando a água da máquina pra lavar quintal, por exemplo, senão a conta vai lá em cima”, disse.
SEGURANÇA HÍDRICA
Para atender o aumento na demanda, as empresas de saneamento investem em infraestrutura para garantir o abastecimento, sem interrupção. Em Sumaré, a BRK destaca a realização de obras de substituição de redes de água e para ampliação e modernização na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada na Vila Menuzzo, que segue em andamento.
Em Nova Odessa, a Coden também lista investimentos para garantir a segurança hídrica no município. Dentre as ações está a inauguração da ETA 2 Santo Ângelo, que vai garantir um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros por dia, aumentando em 19% a capacidade produtiva do município.
A Companhia informa que levou água encanada para a região do Pós-Anhanguera, a única do município que ainda não contava com o serviço. Também reformou os filtros da Estação de Tratamento de Água – ETA 1, fez o desassoreamento da represa São Jorge, a limpeza das represas Recanto e mapeou as nascentes nas microbacias do município.
Além disso, ampliou a capacidade de água armazenada com a reforma estrutural do reservatório Castelo, a recuperação do Reservatório Klavin e a instalação de novos reservatórios no Jardim São Francisco e no bairro Las Palmas. Para evitar perda de água bruta, a Coden concluiu o prolongamento da adutora Córrego Palmital, na Rodovia Rodolfo Kivitz, com integração à ETA 1, e instalou macromedidor de vazão para melhor aproveitamento da água captada na represa São Jorge.
Atualmente, a empresa aguarda licença da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para iniciar a construção da represa Recanto 4. A nova represa será a primeira do município em 30 anos e servirá como mais uma fonte do sistema de captação de água, que já conta com seis represas.
ONU RECOMENDA USO DE 110 LITROS DE ÁGUA/DIA POR PESSOA, ALERTA BRK
A BRK observa que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Com o calor intenso dos últimos meses, a população de Sumaré tem consumido 50,9% a mais do que o recomendado pela Organização, já que a média de consumo por habitante/dia, registrada pela concessionária entre os meses de outubro a dezembro de 2023, foi de 166 litros por pessoa.
Para educar os moradores a consumirem água sem desperdício, a BRK realiza, desde 2021, a campanha “Jogando junto pela água” que “convoca” a população para entrar no time que vai mudar hábitos e “jogar” pelo bem-estar de todos no cenário da estiagem.
O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da empresa de saneamento, é reforçar os hábitos de consumo consciente e a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos.
Para entrar no jogo basta adotar hábitos simples no dia a dia como tomar banho em menos de cinco minutos, fechar a torneira ao escovar os dentes e consertar vazamentos. Mais dicas estão disponíveis no site www.jogandojuntopelaagua.com.br.
DICAS PARA EVITAR DESPERDÍCIO DE ÁGUA
- Tome banhos mais curtos.
- Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.
- Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água.
- Utilize a máquina de lavar apenas quando estiver na capacidade máxima.
- Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar.
- Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.
- Não use água corrente para descongelar alimentos.
- Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.
- Hoje, existem vários equipamentos poupadores que ajudam a racionalizar o uso da água, como torneiras de fechamento automático, redutores de vazão de torneiras, vasos e descargas econômicas, cisternas e sistemas de captação de água de chuva para uso geral.
- Feche a torneira enquanto ensaboa e esfrega a roupa. E use a máquina de lavar roupas só quando estiver cheia, ou seja, com a quantidade completa de roupas.
- Lembre-se que a água do enxágue descartada pela máquina pode ser reutilizada para limpar pisos ou na descarga de vasos sanitários.
- A água da chuva também pode ser reaproveitada na limpeza e, como não tem produtos químicos, ainda pode ser reutilizada para regar plantas.
- Não use mangueira. Limpe a calçada somente com vassoura, regue as plantas com regadores e, ao lavar o carro, use um balde.
- Não jogue papel higiênico ou lixo no vaso sanitário. Isso causa entupimentos que gastam ainda mais água, além de provocar a quebra de equipamentos nas estações de tratamento de esgotos.
- Observe se a descarga está desregulada. Dê preferência para vasos com caixa de descarga acoplada, que consomem apenas 6 litros de água por acionamento.
- Não deixe a caixa d’água transbordar e faça a limpeza a cada seis meses.
- Mantenha a piscina coberta para evitar a perda de água por evaporação.
Deixe um comentário