Educação
Gestão quer tecnologia como ferramenta de transformação, promovendo educação conectada nas escolas

Sumaré estuda criação de ambientes digitais e ensino híbrido nas escolas

Secretário de Educação, Danilo de Azevedo, afirma que atual gestão planeja implementar novos espaços digitais que complementam ensino e desenvolvam habilidades como o pensamento crítico, personalizando aprendizado dos alunos

Paulo Medina | Tribuna Liberal

A nova gestão da Educação de Sumaré promove estudos para a implementação de ambientes digitais e analisa a possibilidade de ensino híbrido na rede municipal de ensino. A proposta faz parte de um plano estratégico para modernizar a Educação, tornando-a mais acessível, inovadora e alinhada às necessidades dos alunos no século XXI. O uso da tecnologia na aprendizagem promete ser prioridade da gestão.

O secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo, destacou a importância da digitalização como ferramenta para ampliar as oportunidades educacionais. Ele mencionou sua experiência anterior em Goiânia, onde coordenou a implementação de laboratórios maker nas escolas, espaços equipados com tecnologia voltados para o aprendizado prático. Segundo ele, essa abordagem transformou a interação dos alunos com o conhecimento, aumentando o engajamento, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades.

Para Sumaré, a proposta é adotar essa mesma metodologia, aliando tecnologia e inovação ao ensino municipal. Além dos laboratórios maker, a Secretaria de Educação avalia a implementação do ensino híbrido, que combina aulas presenciais com plataformas digitais. Esse modelo oferece mais flexibilidade para os estudantes e permite um aprendizado personalizado, adaptado às necessidades individuais de cada aluno.

Outro ponto destacado por Azevedo é o papel da tecnologia na redução das desigualdades educacionais. A gestão pretende investir na disponibilização de computadores e acesso à internet para os estudantes, garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado.  A criação de ambientes digitais nas escolas municipais tem o objetivo de complementar o ensino tradicional e desenvolver habilidades fundamentais, como pensamento crítico e resolução de problemas.

“O uso de tecnologia na Educação é uma prioridade em nossa gestão, e estamos planejando investir em programas que tragam inovação e resultados concretos para a rede municipal. Um exemplo inspirador é a experiência que tive em Goiânia, onde implementamos laboratórios maker nas escolas. Esses espaços, equipados com ferramentas tecnológicas e voltados para o aprendizado prático, transformaram a forma como os alunos interagiam com o conhecimento. Como resultado, observamos um impacto significativo na criatividade, no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos estudantes. Para Sumaré, planejamos trazer essa mesma abordagem, aliando tecnologia e metodologias inovadoras ao ensino. Também estamos analisando a possibilidade de implementar o ensino híbrido, que combina o aprendizado presencial com plataformas digitais, para ampliar as oportunidades educacionais e atender às necessidades dos alunos de maneira moderna e eficaz”, explicou o secretário.

Para o gestor, a tecnologia tem um papel essencial na redução das desigualdades educacionais, democratizando o acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de aprendizado.

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