Sumaré estuda criação de ambientes digitais e ensino híbrido nas escolas
Secretário de Educação, Danilo de Azevedo, afirma que atual gestão planeja implementar novos espaços digitais que complementam ensino e desenvolvam habilidades como o pensamento crítico, personalizando aprendizado dos alunos
Paulo Medina | Tribuna Liberal
A nova gestão da Educação de Sumaré promove estudos para a
implementação de ambientes digitais e analisa a possibilidade de ensino híbrido
na rede municipal de ensino. A proposta faz parte de um plano estratégico para
modernizar a Educação, tornando-a mais acessível, inovadora e alinhada às
necessidades dos alunos no século XXI. O uso da tecnologia na aprendizagem
promete ser prioridade da gestão.
O secretário de Educação de Sumaré, Danilo de Azevedo,
destacou a importância da digitalização como ferramenta para ampliar as
oportunidades educacionais. Ele mencionou sua experiência anterior em Goiânia,
onde coordenou a implementação de laboratórios maker nas escolas, espaços
equipados com tecnologia voltados para o aprendizado prático. Segundo ele, essa
abordagem transformou a interação dos alunos com o conhecimento, aumentando o
engajamento, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades.
Para Sumaré, a proposta é adotar essa mesma metodologia,
aliando tecnologia e inovação ao ensino municipal. Além dos laboratórios maker,
a Secretaria de Educação avalia a implementação do ensino híbrido, que combina
aulas presenciais com plataformas digitais. Esse modelo oferece mais
flexibilidade para os estudantes e permite um aprendizado personalizado,
adaptado às necessidades individuais de cada aluno.
Outro ponto destacado por Azevedo é o papel da tecnologia na
redução das desigualdades educacionais. A gestão pretende investir na
disponibilização de computadores e acesso à internet para os estudantes,
garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado. A criação de ambientes digitais nas escolas
municipais tem o objetivo de complementar o ensino tradicional e desenvolver
habilidades fundamentais, como pensamento crítico e resolução de problemas.
“O uso de tecnologia na Educação é uma prioridade em nossa
gestão, e estamos planejando investir em programas que tragam inovação e
resultados concretos para a rede municipal. Um exemplo inspirador é a
experiência que tive em Goiânia, onde implementamos laboratórios maker nas
escolas. Esses espaços, equipados com ferramentas tecnológicas e voltados para
o aprendizado prático, transformaram a forma como os alunos interagiam com o
conhecimento. Como resultado, observamos um impacto significativo na
criatividade, no desenvolvimento de habilidades e no engajamento dos
estudantes. Para Sumaré, planejamos trazer essa mesma abordagem, aliando
tecnologia e metodologias inovadoras ao ensino. Também estamos analisando a
possibilidade de implementar o ensino híbrido, que combina o aprendizado
presencial com plataformas digitais, para ampliar as oportunidades educacionais
e atender às necessidades dos alunos de maneira moderna e eficaz”, explicou o
secretário.
Para o gestor, a tecnologia tem um papel essencial na
redução das desigualdades educacionais, democratizando o acesso ao conhecimento
e ampliando as oportunidades de aprendizado.
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