Política
Henrique do Paraíso é pré-candidato a prefeito de Sumaré e tem forte apoio do governador

Henrique do Paraíso destaca trajetória na política de Sumaré

De diretor de Turismo a deputado federal, vice-prefeito Henrique do Paraíso é pré-candidato a prefeito em 2024

Da Redação | Tribuna Liberal

Atual vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos), de 38 anos, é casado com Débora Mikaelle e pai de Liz. Sua jornada na política teve início na juventude, aos 18 anos, quando assumiu a Diretoria de Cultura e Turismo de Sumaré.

Aos 23 anos, foi eleito o vereador mais jovem de Sumaré para o mandato de 2013 a 2016. Nesse período, destacou-se pela criação de projetos significativos nas áreas da saúde, educação, esporte e cultura, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento da comunidade.

 Aos 27 anos, foi eleito vice-prefeito de Sumaré, cargo que ocupa em seu segundo mandato. Nesse período, assumiu responsabilidades de relevância, atuando como secretário de Governo, Administração e Recursos Humanos, secretário de Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, secretário de Planejamento Urbano e secretário de Participação Cidadã. Henrique afirmou que “sempre manteve seu compromisso” com o progresso do município.

Sua trajetória na política foi além: aos 35 anos, tornou-se deputado federal, obtendo mais de 54 mil votos. Tornou-se o primeiro deputado federal eleito por Sumaré, um feito que, para ele, reflete “dedicação incansável ao serviço público” e à “representação dos interesses da população”.

A trajetória política de Henrique do Paraíso colocou-o como um dos principais líderes políticos da região. Confira a entrevista concedida por ele ao Tribuna Liberal:

Tribuna Liberal - Quais as principais diferenças de Sumaré antes e depois de Henrique do Paraíso e Luiz Dalben assumirem a prefeitura da cidade?

Henrique do Paraíso: Quando assumimos a Prefeitura em 2017, a cidade se encontrava em uma situação muito delicada. Os funcionários públicos estavam desvalorizados, os salários eram parcelados ao longo do mês, e o décimo terceiro sequer era pago. O único posto de atendimento médico da cidade estava em greve, resultando em filas gigantescas para exames e cirurgias eletivas, inexistência de pronto atendimento e baixa qualidade dos serviços prestados. 

A energia de vários prédios públicos estava cortada devido à falta de pagamento à companhia de energia, o que impossibilitava o funcionamento das escolas por falta de condições mínimas. A cidade encontrava-se com o nome sujo, sem Certidão Negativa de Débitos (CND) e com registro no CADIN, o que a impedia de receber recursos federais e estaduais. Isso sem mencionar a má reputação da cidade devido às condições precárias de suas ruas e avenidas, repletas de buracos.

Contudo, com a nossa administração, essa realidade começou a mudar progressivamente. Restabelecemos o pagamento em dia dos salários dos servidores públicos, inclusive antecipando o décimo terceiro salário, um feito inédito na história da Prefeitura de Sumaré. Implementamos uma política pública de inauguração de postos de atendimento de saúde em cada região, resultando em oito novos postos de saúde na cidade, em contraste com apenas um da gestão anterior. 

Isso eliminou as filas e melhorou significativamente a qualidade dos serviços de saúde. As contas públicas foram regularizadas, a energia foi religada, as escolas voltaram a funcionar e, o mais importante, conseguimos limpar o nome da cidade de Sumaré. Isso nos permitiu buscar recursos estaduais e federais para promover o desenvolvimento de nossa amada Cidade Orquídea.

Transformamos a realidade do asfalto de Sumaré por meio da implementação do Programa de Recape Contínuo (PRC). Hoje, mais de 50% das vias da cidade possuem asfalto novo, de alta qualidade, proporcionando dignidade e melhor qualidade de vida aos habitantes de Sumaré.

Qual a relação que existe entre a família Dalben e a família Paraíso?

Meu pai, Paulo do União, tem uma carreira política na cidade profundamente conectada à família Dalben. Tudo começou com Alfredo Castro Ruzza, sogro de Dirceu Dalben. Eles foram vereadores juntos por algum tempo. Posteriormente, Dirceu Dalben também ingressou na vida política, e a partir desse ponto, eles passaram a disputar eleições em conjunto. Além disso, compartilharam o cargo de vereadores na mesma legislatura. Logo após, Paulo atuou como líder de governo na Câmara dos Vereadores durante o mandato do prefeito Dirceu Dalben, ao longo de oito anos.

Em 2017, Luiz Dalben, filho de Dirceu Dalben, e eu, Henrique do Paraíso, fomos eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, da cidade de Sumaré. Após a nossa reeleição em 2020, continuamos a administrar a cidade com grande sabedoria e reverência a Deus. Essa parceria promete perdurar por muitos anos, como reza o ditado antigo: “time que está ganhando, não se mexe”.

Como foi a experiência de ser o primeiro deputado federal da história eleito por Sumaré?

Sou profundamente grato à minha comunidade, que, através da confiança depositada em mim, possibilitou que eu alcançasse a posição de primeiro suplente de deputado federal nas eleições de 2018, obtendo mais de 54 mil votos. Com a permissão de Deus, fui convocado para assumir temporariamente o mandato de deputado federal, tornando-me o primeiro na história de Sumaré a ser eleito diretamente pelo voto popular.

Durante o período em que assumi o mandato em Brasília, vivenciamos um dos momentos mais delicados da história: a pandemia de Covid-19. No entanto, acredito firmemente que Deus age de forma precisa nos momentos certos. Nesse contexto, encontrei-me na posição adequada para angariar recursos destinados à saúde de minha amada Sumaré.

 Meu propósito era garantir que não houvesse falta de insumos nos hospitais e pronto-atendimentos de nossa cidade. Graças a esses esforços, Sumaré tornou-se uma referência no interior paulista em relação à aplicação de vacinas contra a Covid-19, destacando-se como uma das cidades que mais se empenharam na proteção e cuidado de sua população. Recordar esse período emociona-me profundamente, e expresso minha gratidão a Deus por me permitir estar no lugar certo na hora certa para auxiliar meu povo.

Além de destinar recursos para a área da saúde, também contribuí com emendas para o esporte e para o recapeamento das ruas de Sumaré. Lutei intensamente pela educação em nossa cidade, pois acredito que uma sólida formação educacional, aliada a valores cristãos, molda cidadãos mais responsáveis e dedicados ao bem-estar coletivo.

Foi durante meu mandato como deputado federal que tive a honra de conhecer Tarcísio de Freitas, na época ministro da Infraestrutura do Brasil. Participei ativamente da Comissão de Viação e Transporte na Câmara dos Deputados, onde pude estreitar laços de amizade com o então ministro Tarcísio e contribuir para a gestão das obras em nossa região, incluindo a construção dos viadutos em Sumaré e Hortolândia.

O Republicanos, partido que é filiado, já comunicou sua pré-candidatura a prefeitura de Sumaré no pleito de 2024. Qual a responsabilidade de ser o pré-candidato do partido do governador do estado de São Paulo?

Acredito que minha pré-candidatura a prefeito é um desdobramento natural do excelente trabalho que eu, Henrique do Paraíso, e o prefeito Luiz Dalben desempenhamos ao longo destes últimos oito anos. O sólido relacionamento de amizade que mantenho com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, teve um papel decisivo no apoio do partido a essa nova empreitada.

A aprovação da população em relação ao nosso governo é uma das mais elevadas dos últimos 20 anos na nossa cidade. No entanto, somos conscientes de que ainda enfrentamos diversos desafios em uma cidade com quase 300 mil habitantes, dividida em seis regiões, além da área rural, que representa 48% de todo o território do nosso município.

Em todas as ocasiões em que tive a oportunidade de me encontrar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ele reforçou que “Sumaré é uma cidade que está no lugar certo e na hora certa”.

Qual a responsabilidade que é ser coordenador regional do Republicanos e homem de confiança do governador Tarcísio de Freitas?

Sou profundamente grato a Deus por me conceder responsabilidades que são atribuídas a indivíduos comprometidos com o bem-estar da população e com a determinação de transformar a vida das pessoas.

Qual o futuro que você Henrique, planeja para Sumaré caso seja eleito prefeito?

Meus planos para a cidade de Sumaré são otimistas. Estamos vivendo em um momento no qual o Estado de São Paulo se destaca em relação aos demais estados brasileiros, graças às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico, a otimização da máquina pública, o dinamismo e o progresso social.

Em diálogo com o governador Tarcísio, delineamos a criação de um parque industrial às margens da Rodovia dos Bandeirantes, com a visão de transformar Sumaré em um dos principais polos industriais, gerando emprego, renda e incorporando tecnologia ao Estado de São Paulo. Almejamos posicionar Sumaré na vanguarda do desenvolvimento, como evidenciado recentemente com o anúncio da chegada da Microsoft à nossa cidade, o que atrairá outras empresas para o nosso município, dando continuidade ao governo que tem apresentado resultados positivos.

O aspecto social também figura entre as minhas principais prioridades. Ao lado do prefeito Luiz Dalben e, juntamente com o deputado estadual Dirceu Dalben, formamos o governo que mais efetuou a transferência de títulos de propriedade de terras para os cidadãos sumareenses. Essa ação visa proporcionar dignidade e qualidade de vida à nossa população. Pretendemos expandir iniciativas dessa natureza, regularizando a situação habitacional de nosso povo para evitar transtornos futuros.

Hoje você encontra-se preparado para assumir esse desafio de ser o próximo prefeito de Sumaré?

Sinto-me plenamente preparado para assumir este desafio. Minha experiência inclui o desempenho de funções como secretário nas principais pastas do governo de Luiz Dalben, o exercício do cargo de vereador e a conquista do título de primeiro sumareense eleito deputado federal no Brasil. Estou totalmente capacitado para assumir essa responsabilidade.

Meu propósito é dar continuidade ao que tem apresentado resultados positivos e otimizar a gestão pública, tornando-a mais ágil e eficiente. Além disso, pretendo fortalecer os laços com o governo do Estado de São Paulo, contando com a amizade e a afiliação partidária com o atual governador, Tarcísio de Freitas.

 

Deixe um comentário