Política

Região contabiliza 29 pré-candidatos para Alesp e Câmara dos Deputados

Cenário eleitoral começa a se desenhar para o pleito de outubro deste ano; lideranças municipais já falam de projetos para Assembleia Legislativa de São Paulo e Brasília; legendas passam intensificar articulações e costurar dobradinhas

A corrida eleitoral de 2026 já mobiliza a região, com 29 nomes que, até o momento, estão em fase de pré-candidatura a deputado estadual ou federal nas cidades da área de cobertura do Tribuna Liberal. 

Mesmo antes da abertura oficial dos trabalhos eleitorais, os bastidores políticos estão em plena articulação, com partidos organizando alianças e estruturando dobradinhas para ampliar a representatividade regional na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Em Sumaré, nove nomes já confirmaram intenção de disputar uma vaga de deputado. O vereador e irmão do prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), Raí do Paraíso (Republicanos) é pré-candidato a deputado federal, assim como o ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito Décio Marmirolli (União).

Para deputado estadual, colocaram-se como pré-candidatos o vereador Tião Correia (PSDB), o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Willian Souza (PT), e os vereadores Valdir de Oliveira (Republicanos), Tavares (PL) e Professor Edinho (Republicanos). O deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) buscará a reeleição. Já o presidente da Câmara de Sumaré, Hélio Silva (Cidadania), analisa se sairá a estadual ou federal.

Em Paulínia, três nomes já oficializaram movimentação pré-eleitoral. O ex-prefeito Du Cazellato (PL) confirmou pré-candidatura a deputado estadual. O vereador Anderson Henrique (MDB) declarou-se pré-candidato e definirá com o partido se disputará vaga a estadual ou federal. O empresário Bruno Welington também confirmou pré-candidatura a deputado federal.

Em Nova Odessa, duas lideranças já anunciaram intenção de disputar vaga na Alesp: a vereadora Marcia Rebeschini (União) e a ex-primeira-dama Andrea Souza (PL). O ex-vereador José Pereira se colocou como pré-candidato a deputado federal, mas não revelou o partido.

Em Hortolândia, seis nomes já confirmaram pré-candidatura. Para deputado estadual: o vereador Nego (PSD), o vereador Clodoaldo Santos (Podemos), a deputada Ana Perugini (PT), que busca reeleição, e o vereador Régis da Serralheria (PSB). Para deputado federal, confirmaram pré-candidatura o ex-candidato a vice-prefeito, Eduardo Ricatto (União), e o vice-prefeito Cafu César (PSB).

Em Americana, há oito nomes no cenário de pré-candidatura. Franco Sardelli (PL), filho do prefeito Chico Sardelli (PL), vai disputar vaga de deputado estadual. O assessor do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ricardo Molina (Republicanos), também disputará vaga na Alesp. 

O vereador Leco Soares (Podemos) confirmou pré-candidatura a deputado federal. O ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Rafael Macris, via partido Missão, também se declarou pré-candidato, ainda definindo se concorrerá a estadual ou federal.

Os vereadores Gualter Amado (PDT) e Professora Juliana (PT) são pré-candidatos a deputado estadual. O vereador Thiago Brochi (PL) pode se candidatar a deputado federal. O ex-deputado federal Vanderlei Macris considera a possibilidade de ser novamente candidato à Câmara dos Deputados, mas desta vez pelo PSD.

Com mais de 155 milhões de eleitores no país — sendo cerca de 33 milhões apenas em São Paulo — o pleito ocorrerá em 4 de outubro de 2026. Até lá, os partidos terão que cumprir prazos legais, como convenções entre 20 de julho e 5 de agosto e registro de candidaturas até 15 de agosto. A propaganda eleitoral só poderá começar em 16 de agosto.

Neste cenário, a região já começa a entrar em clima de disputa, com alianças sendo desenhadas e dobradinhas regionais em fase de construção.

Deixe um comentário