Política
Lei prevê divulgação de prevenção e tratamento para doenças como chagas, leishmaniose e hanseníase

Lei da deputada Ana Perugini cria Semana de Conscientização sobre Doenças Negligenciadas

A partir de janeiro de 2027, o Estado de São Paulo terá uma campanha anual de conscientização sobre as chamadas doenças negligenciadas. A medida está prevista na lei 18.392/2026, de autoria da deputada Ana Perugini (PT), sancionada nesta semana.

A nova lei institui a Semana Estadual de Conscientização sobre as Doenças Negligenciadas, que deve ocorrer na semana do dia 30 de janeiro de cada ano, quando é celebrado o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs).

As DTNs são um grupo de 20 patologias infecciosas - causadas por vírus, bactérias, parasitas e fungos - que afetam principalmente as populações mais vulneráveis em regiões tropicais. As principais citadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são dengue, chikungunya, sarna, doença de chagas, leishmaniose, esquistossomose, hanseníase, filariose linfática, raiva, tracoma, úlcera de buruli e envenenamento por picada de cobra.

PREVENÇÃO

De acordo com a deputada Ana Perugini, que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o propósito da lei é contribuir com a prevenção das doenças e a divulgação das formas de tratamento.

“São doenças que têm cura e estão voltando, como chagas. Essas doenças precisam ser conhecidas pela população, para que possamos evitar que as pessoas adquiram. Então é uma questão de consciência”, afirmou a parlamentar.

Deixe um comentário