Política
Plano de contingenciamento prepara município para lidar com fenômenos climáticos

Hortolândia monta grupo executivo da ‘Operação SP Alerta Chuvas de Verão’

Município reforça preparação para o período chuvoso e aciona Defesa Civil e secretarias; plano preventivo prevê ações integradas e monitoramento contínuo; medidas visam reduzir riscos de alagamentos e inundações na cidade

Hortolândia participa mais uma vez da “Operação SP Alerta Chuvas de Verão”, relativa ao ciclo 2025/2026, deflagrada pelo Sistema Estadual de Defesa Civil, neste mês de dezembro. A prefeitura montou um grupo executivo, com membros de 17 secretarias municipais, a fim de prevenir, reduzir e conter os riscos trazidos pelas habituais tempestades de verão, intensas e breves, por meio de um Plano de Contingência Preventivo do Sistema de Defesa Civil, instituído por decreto municipal.

Os nomes dos titulares e dos suplentes de cada pasta estão no Diário Oficial Eletrônico do Município. Com esta medida, a prefeitura busca preparar Hortolândia para enfrentar eventuais pontos de alagamento e inundações, que causam transtornos à população.

A “Operação Chuvas de Verão” se estenderá até o dia 31 de março de 2026, podendo ser prorrogada. Segundo a Secretaria de Segurança, o plano preventivo e de contingência envolve todas as secretarias municipais, formando o Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil) de Hortolândia. Ele estipula orientações, recomendações e ações a serem adotadas dependendo de cada uma das situações verificadas no município – Estado de Atenção, de Emergência ou de Calamidade.

O documento regulamenta e coordena as ações do poder público municipal no sentido da prevenção e proteção durante o período do ano em que acontecem chuvas fortes e bruscas. Entre as ações essenciais a serem realizadas pelos órgãos públicos estão monitoramento das previsões meteorológicas; vistorias preventivas para mapear e avaliar áreas suscetíveis; verificar a limpeza de córregos, vias públicas, galerias de águas pluviais, áreas de ocupações e onde acontecem alagamentos; e a coordenação, o acionamento e o controle de emergências.

Além da ação coordenada do poder público, é preciso que a população também participe e tome cuidados para evitar acidentes.

 

Deixe um comentário