Polícia
Animais estavam alojados em gaiolas sujas, com acúmulo de fezes e água contaminada

Dono de agropecuária é multado em R$ 85 mil por maus-tratos em Sumaré

Treze aves foram apreendidas na manhã de sábado (27) durante uma ação da Polícia Militar Ambiental em uma agropecuária localizada em Sumaré. O proprietário do estabelecimento foi autuado e multado em R$ 85 mil por maus-tratos a animais.

De acordo com a corporação, as aves pertencem a espécies da fauna silvestre nativa e exótica e eram mantidas sem anilhas, registros ambientais ou qualquer documentação que comprovasse a origem legal.

Ainda segundo o registro policial, os animais estavam alojados em gaiolas sujas, com acúmulo de fezes e água contaminada. O ambiente também apresentava falta de ventilação adequada e ausência de luz solar.

A fiscalização foi realizada após uma denúncia encaminhada pela Ouvidoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Entre as espécies encontradas estavam um pássaro-preto, dois papa-capim, seis canários-do-reino, um galo-de-campina, dois baianos e um papagaio-verdadeiro. Após a apreensão, os animais foram encaminhados ao Instituto Belas Aves, em Limeira, para cuidados especializados.

A Guarda Civil Municipal de Sumaré acompanhou o caso e registrou boletim de ocorrência. O caso será encaminhado à Vigilância Sanitária para a adoção das medidas cabíveis. 

Deixe um comentário