Política
Segundo autor do pedido, as falas de Oséias atingem autoridades e instituições públicas

Denúncia no Ministério Público pede investigação contra Oséias Jorge por possível ameaça contra autoridades

Representação solicita apuração contra presidente do Legislativo de Nova Odessa citando supostas ameaças feitas em vídeo publicado em rede social; conteúdo teria menções sobre existência de uma ‘tropa’ aguardando ‘ordens’ para agir

Uma representação protocolada no Ministério Público do Estado solicita a abertura de investigação criminal e a apuração de possível quebra de decoro parlamentar envolvendo o vereador e presidente da Câmara de Nova Odessa, Oséias Jorge. O pedido foi apresentado pelo cidadão Marcelo Masoca e também foi encaminhado ao Poder Judiciário, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Delegacia Seccional de Americana.

De acordo com o documento, o pedido tem como base declarações feitas pelo parlamentar em um vídeo divulgado em rede social. Na gravação, o vereador afirma que uma suposta “tropa” estaria aguardando um sinal para agir e faz menções que, segundo o denunciante, configurariam ameaça a instituições públicas e autoridades.

Na representação, o cidadão sustenta que as falas sugerem a existência de um grupo organizado, supostamente subordinado ao vereador, e que o conteúdo teria como alvos forças de segurança, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário. Para o autor do pedido, as declarações extrapolam o debate político e representam “tentativa de intimidação” de instituições do Estado Democrático de Direito.

O documento elenca possíveis enquadramentos jurídicos, que deverão ser analisados pela Promotoria. Entre eles estariam ameaça, incitação ao crime, além de ataque ao Estado Democrático de Direito. Também é apontada a possibilidade de quebra de decoro parlamentar, por suposta violação à moralidade e à dignidade do cargo eletivo, segundo o denunciante.

DENUNCIANTE

“A gravidade desse vídeo é muito grande, ele vira o canhão dizendo que a tropa dele está na rua? A tropa está na rua, vai virar canhão para juiz e promotor? Então, além da denúncia que a gente fez protocolada no Ministério Público, nós protocolamos no Gaeco também. É uma ameaça aos promotores, aos investigadores, aos policiais e principalmente aos juízes, ao nosso Judiciário”, afirmou o denunciante.

PEDIDOS ÀS AUTORIDADES

Na petição, Masoca solicita a instauração de investigação criminal para apurar as declarações e condutas do vereador, a requisição da íntegra do vídeo à plataforma Instagram para fins de perícia, a oitiva do parlamentar e a apuração da existência da alegada “tropa”, incluindo sua composição, finalidade e eventual armamento.

O documento pede ainda que o caso seja encaminhado à Câmara Municipal de Nova Odessa para abertura de procedimento de quebra de decoro parlamentar, além da notificação de diversos órgãos de segurança e justiça.

OUTRO LADO

O vereador Oséias disse que “trata-se de uma denúncia totalmente infundada e descabida, com a clara intenção de manifestação política - uma vez que o próprio autor encaminhou seu protocolo para veículos de imprensa, antes mesmo de qualquer manifestação dos órgãos de justiça”.

“Caso o Ministério Público requeira qualquer manifestação, analisaremos e encaminharemos o que couber. Principalmente pelo fato de que o Ministério Público e o Judiciário não podem ser utilizados para fins meramente politiqueiros”, finaliza.


Deixe um comentário