Geral
Casa do Artesanato Geni Shur foi criada oficialmente após votação na Câmara de Monte Mor

Projeto de lei formaliza Casa do Artesanato de Monte Mor

De autoria da prefeitura, o projeto de lei 110/2025 “cria a Casa do Artesanato de Monte Mor e a denomina Geni Shur”. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (15), no Legislativo.

Reinaugurada em um novo espaço na Rodoviária Municipal, em novembro, a Casa pretende gerar renda, a partir da valorização artesanato; estimular a produção, comercialização e difusão de bens e serviços culturais; ajudar no desenvolvimento dos trabalhos artísticos manuais, por meio da economia, cultura e empreendedorismo criativos; e integrar o espaço nas práticas formativas, em exposições, feiras, oficinas e eventos. Também foi aprovada a Emenda Modificativa 32/2025, do vereador Edson Silva (PL).

Antes da votação em regime de urgência, Professor Adriel (PDT) explicou que a propositura conta com relatórios da Comissão de Justiça e Redação e da Comissão Mista. “É um projeto muito positivo para a cultura do nosso município”, afirmou.

Debatendo o PL, ele lembrou que a Casa do Artesanato já está operando, mas “não estava prevista em lei, ainda”, daí a importância da matéria, para disciplinar o assunto. O parlamentar também citou que a propositura faz uma homenagem à artista Geni Shur, “que deixou um legado” no segmento do tricô no município.

Márcia Suhr, filha de Geni, esteve presente, assim como a artesã Lúcia Megda, do Conselho de Políticas Culturais, a secretária de Cultura Andreza Ramos e o prefeito Murilo Rinaldo (PP). “Dona Geni foi uma artista dedicada, conhecida por seus tricôs, crochês, bordados e bolos artísticos feitos com extremo capricho, além de ter transmitido seu saber artesanal a diversas gerações”, diz o prefeito.

 


Deixe um comentário