Saúde
População de Sumaré é chamada a colaborar com vistorias das equipes do município

Sumaré lança campanha com foco no enfrentamento contínuo da dengue

Nova ação ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’ reforça alerta contra o mosquito e criadouros que passam despercebidos por moradores nos bairros; equipes locais já atuam diariamente pela cidade em período que aumenta risco de proliferação

A Prefeitura de Sumaré lançou nesta semana a campanha “A Dengue Mora Onde Você Não Olha”, com o objetivo de reforçar a conscientização da população sobre a importância do combate contínuo ao mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, que mantém ações permanentes de prevenção e controle da doença em todas as regiões do município. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o trabalho das equipes de Controle de Arboviroses é realizado diariamente e inclui visitas domiciliares, orientações à população e eliminação de possíveis focos do mosquito. As ações são intensificadas neste período em razão das chuvas aliadas às altas temperaturas, cenário que favorece a proliferação do Aedes aegypti.

A pasta reforça a importância da participação da população, especialmente no recebimento dos agentes de endemias nas residências. Os profissionais são devidamente capacitados, identificados e preparados para realizar as vistorias com segurança e responsabilidade. A visita domiciliar é fundamental para identificar criadouros que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia, contribuindo diretamente para a redução dos casos no município.

Ao longo de todo o ano de 2025, a Prefeitura de Sumaré intensificou os esforços no enfrentamento à dengue, utilizando diferentes estratégias, como aplicação de larvicida com drones em pontos críticos, nebulização veicular no período noturno e nebulização costal em residências. As ações foram direcionadas prioritariamente às regiões com maior incidência de casos positivos.

Nesta semana, as equipes realizaram visitas casa a casa nos bairros Jardim Denadai, Jardim Virgílio Viel, Jardim dos Ypês, Parque Pavan, Salerno e Florelly, orientando moradores sobre a eliminação de criadouros, identificação de sinais das doenças e manutenção dos ambientes limpos e sem acúmulo de água.

Além das visitas residenciais, os agentes fixaram cartazes informativos sobre o Aedes aegypti em imóveis especiais, como escolas, unidades de saúde, comércios e indústrias — locais de grande circulação ou maior complexidade, com potencial elevado de disseminação do vírus.

 As equipes também realizam inspeções frequentes nos Pontos Estratégicos (PE), como borracharias, ferros-velhos, comércios e terrenos baldios, além de promoverem palestras educativas em empresas, escolas e estabelecimentos comerciais.

Em 2025, Sumaré registrou 5.737 casos confirmados de dengue e 17 óbitos. Em relação à chikungunya, foram contabilizadas 21 notificações, com cinco casos positivos.

 


Deixe um comentário