Saúde
Treinamento contou com um cenário que envolveu explosão fictícia na cidade

Samu Sumaré realiza simulado de atendimento a múltiplas vítimas

A Secretaria de Saúde, por meio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) Sumaré e Hortolândia, realizou recentemente um simulado de atendimento a múltiplas vítimas, com um cenário que envolveu uma explosão fictícia. A ação contou com a participação de alunos de escolas técnicas e faculdades da região, que atuaram como vítimas simuladas.

A atividade teve como objetivo capacitar as equipes do Samu para atuar de forma ágil e eficiente em situações de acidentes de grandes proporções. Durante o exercício, foram simuladas 20 vítimas, possibilitando o treinamento prático das equipes de resgate e atendimento pré-hospitalar.

O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, ressaltou a importância das ações de capacitação. “Cada simulado representa uma oportunidade de aprimorar técnicas, integrar serviços e garantir que nossos profissionais estejam sempre preparados para salvar vidas com excelência e agilidade”, afirmou o secretário.

De acordo com o coordenador do Samu Sumaré, Rafael Silvério, o simulado foi de extrema importância para o aprimoramento técnico e operacional dos profissionais. “Acidentes com múltiplas vítimas são eventos imprevisíveis, e a experiência obtida por meio de simulações faz toda a diferença na preparação das equipes para situações reais”, destacou.

OUTROS SIMULADOS

No dia 30 de outubro, as equipes do Samu Sumaré participaram ativamente do simulado de atendimento a múltiplas vítimas promovido pela empresa Rumo Logística e pelo PAM (Plano de Ação Mútua), reunindo diversas instituições de resposta a emergências.

A atividade, realizada na região da Área Cura, teve como objetivo testar e aperfeiçoar a integração entre os diferentes órgãos de socorro, fortalecendo protocolos operacionais e aprimorando a coordenação em situações reais de grande complexidade.

Além de fortalecer a integração entre os serviços, o treinamento promove o aprendizado prático, a troca de experiências e reforça a segurança da população.

Deixe um comentário