Saúde
Estudo avaliou qualidade, eficiência e segurança do paciente; ranking reúne apenas hospitais públicos

Hospital Estadual Sumaré está entre os 100 melhores em ranking nacional

Unidade que atende Sumaré e região faz parte da lista dos seletos hospitais públicos do Brasil em excelência na gestão e qualidade no atendimento de pacientes; HES aparece entre os 30 melhores paulistas, destaca levantamento divulgado

O Hospital Estadual Sumaré (HES) foi reconhecido como um dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, de acordo com um levantamento nacional inédito realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a OPAS/OMS, o Instituto Ética Saúde, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O estudo aponta que o Estado de São Paulo concentra 30 das 100 melhores unidades públicas do país, reforçando a posição paulista como referência nacional em assistência hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre elas, o Hospital Estadual Sumaré aparece como representante da Região Metropolitana de Campinas (RMC), reconhecido pela qualidade dos serviços prestados exclusivamente à rede pública.

A pesquisa considerou apenas hospitais com atendimento 100% SUS, administrados pelos governos federal, estadual ou municipal, com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Unidades psiquiátricas e de longa permanência ficaram fora da análise.

Para a seleção, foram avaliados critérios técnicos como acreditação hospitalar, taxa de ocupação, de mortalidade, tempo médio de internação, disponibilidade de leitos de UTI, além de indicadores de eficiência e gestão. A lista inicial ainda passará por refinamento, que incluirá pesquisa independente de satisfação dos pacientes e análise de compliance, até a definição dos dez melhores hospitais públicos do país.

Segundo o médico sanitarista Renilson Rehem, idealizador do projeto, o levantamento demonstra que há centros de excelência do SUS distribuídos por todo o Brasil. “Essa relação dos 100 melhores hospitais mostra que a rede pública possui qualidade, eficiência e boas práticas de gestão espalhadas em todas as regiões”, destacou.

O Hospital Estadual Sumaré atende não somente moradores do município, mas pacientes de diversas cidades da região, sendo referência em atendimentos de média e alta complexidade.

O HES já ficou em primeiro no ranking do “Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil”, numa premiação de destaque nacional, divulgada em 2022. Entre os 40 hospitais públicos considerados mais eficientes e bem avaliados pelos usuários, 16 eram unidades da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e os três primeiros colocados também eram da rede estadual.

 


Deixe um comentário