Saúde
Com lema ‘A dengue não vai ter vez em 2026’, campanha divulga dicas para eliminar criadouros

Americana intensifica conscientização em combate à dengue com campanha

Com o objetivo de mobilizar a população e estimular atitudes de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Americana está intensificando a conscientização sobre a dengue por meio de uma campanha nas ruas da cidade, nos veículos de comunicação e nos canais digitais. A iniciativa, denominada “Todos contra a Dengue”, é realizada pelas secretarias de Saúde e de Comunicação e Tecnologia da Informação e pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto).

Com o lema “A dengue não vai ter vez em 2026”, a campanha busca disseminar as dicas práticas para eliminação de possíveis criadouros do mosquito, bem como os sintomas da dengue e como proceder em caso de suspeita da doença. As informações estão sendo disseminadas por meio de outdoors, displays e totens de LED espalhados pelas ruas da cidade, além da distribuição de panfletos educativos, conteúdos nas redes sociais e divulgação em rádios, TVs, portais e mídias impressas.

“Mesmo com a redução expressiva dos casos neste início de ano, a dengue continua exigindo atenção máxima. Nosso foco é agir antes do pico da doença, reforçando a prevenção e orientando a população sobre os cuidados dentro de casa. A participação de cada morador é fundamental para evitar novos focos do mosquito. Dengue se combate todos os dias, com informação e atitude”, destacou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

“A campanha foi pensada para estar presente onde as pessoas estão: nas ruas, nos meios de comunicação e no ambiente digital. Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, com mensagens claras e diretas, que ajudem a população a identificar riscos e agir rapidamente. Comunicação também é ferramenta de prevenção e saúde pública”, ressaltou o secretário de Comunicação e Tecnologia da Informação, Leon Botão.

Apesar da queda nos casos de dengue neste início de ano - são 7 confirmados até esta terça-feira (27), enquanto em janeiro do ano passado foram 723 casos registrados -, as ações de combate seguirão intensificadas em diversas frentes no município, por meio do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD).

O mutirão de retirada de criadouros, que em 2025 alcançou mais de 53 mil imóveis e resultou na remoção de 9,2 toneladas de materiais, deve ser iniciado nos próximos dias, começando pela região da Cidade Jardim, que registrou o maior número de casos no ano passado. 

As visitas casa a casa, com orientações aos moradores e vistorias em quintais, já estão em andamento desde o início do ano, assim como as ações de Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que permitem quantificar a infestação do mosquito e identificar áreas de maior risco. As atividades também incluem vistorias em pontos estratégicos e imóveis especiais, além de ações educativas em eventos, praças, instituições e unidades de saúde.

As ações incluem, ainda, a reativação do sistema de geomonitoramento desenvolvido pela Secretaria de Saúde, baseado em inteligência artificial (IA), que auxilia no acompanhamento e mapeamento dos casos em tempo real.

Deixe um comentário