Saúde
Formato de atendimento reduz tempo de espera, que já caiu de três meses para 24h

'Acolhe Paulínia’ é apresentado para diretores de UBSs da cidade

A Secretaria de Saúde realizou uma reunião com todos os diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para apresentação do projeto-piloto “Acolhe Paulínia”, implantado na UBS do Jardim Amélia.

O “Acolhe Paulínia” é um novo jeito de cuidar da sua saúde e a unidade do Jardim Amélia foi escolhida para iniciar o projeto em Paulínia e receber o formato de atendimento, com o principal objetivo de reduzir o tempo de espera, que já caiu de três meses para 24 horas.

“A iniciativa mudou a dinâmica de atendimento dos pacientes, dividindo-os em equipes com cores para cada área da região atendida pela UBS. Com isso, os profissionais da saúde de cada cor conseguem desenvolver um atendimento profundo e personalizado para cada paciente, analisando-o como um todo, considerando condições socioeconômicas e sociais que possam influenciar seu processo de adoecimento”, explicou a prefeitura.

O programa “Acolhe Paulínia” faz parte da Estratégia Saúde da Família (ESF) que é o principal modelo da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil, focado em organizar o cuidado contínuo e integral para famílias em territórios específicos, através de equipes multiprofissionais que atuam em promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, promovendo o vínculo e a resolutividade na saúde da população.

O projeto está em fase de melhoria e aprimoramento e deve ser replicado para todas as unidades de saúde da cidade no decorrer dos próximos meses. Além do projeto-piloto, a UBS está passando por manutenção predial com os trabalhos em fase final.


Deixe um comentário