Política
Projeto autoriza prefeitura regulamentar lei para definir forma de implantação da ‘Tenda Lilás’

Vereadores votam nesta terça ‘Tenda Lilás’ para as festividades de Sumaré

Projeto de autoria do vereador Rai do Paraíso institui espaço para acolhimento, apoio e orientação a mulheres vítimas de assédio, importunação e violência sexual; proposta está na pauta da sessão do Legislativo para ser discutida e votada

Nesta terça-feira (7), a Câmara de Sumaré se reúne para discutir e votar o Projeto de Lei nº 404/2025, que institui a “Tenda Lilás” nos eventos públicos de grande porte realizados no município. O espaço será destinado a acolhimento, apoio e orientação a mulheres vítimas de assédio, importunação ou violência sexual. De autoria do vereador Rai do Paraíso (Republicanos), a proposta faz parte da Ordem do Dia da 31ª sessão ordinária do ano, que tem previsão de início às 10h. A reunião pode ser acompanhada diretamente do plenário do Legislativo ou através do canal da Câmara no Youtube.

A propositura determina que a “Tenda Lilás”, quando instituída, terá como finalidades principais o acolhimento humanizado às mulheres, a escuta qualificada, a orientação sobre direitos e o encaminhamento das vítimas aos órgãos de proteção competentes. O vereador afirma, na justificativa do projeto, que “infelizmente, em ambientes com grande concentração de pessoas, como shows, festas populares e outras celebrações, é comum a ocorrência de situações de assédio e importunação, muitas vezes subnotificadas devido ao constrangimento, ao medo ou à falta de um espaço seguro para buscar ajuda imediata”, lamenta Rai do Paraíso.

Segundo a proposta, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei para definir a forma de implantação, estruturação e funcionamento da “Tenda Lilás”. As despesas decorrentes de sua execução, se houver, correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. “Mais do que um espaço físico, a Tenda Lilás representa uma medida preventiva que fortalece a rede de proteção à mulher, incentiva a denúncia e demonstra que Sumaré não tolera qualquer forma de violência ou assédio em seus eventos”, completa o parlamentar.

Se aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), a lei deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de 90 dias.

SESSÃO ORDINÁRIA

Também estão na pauta da reunião desta terça-feira o PL nº 329/2025, apresentado pelo vereador Dudu Lima (Cidadania). A propositura institui o selo “Amigo da Pessoa Idosa” no município. Entra em votação, ainda, o PL nº 357/2025, que institui o Encontro de Carros Antigos e Rebaixados no Calendário Oficial do Município. A proposta é de autoria do vereador Tavares (PL).


Deixe um comentário