Política
Proposta moderniza legislações municipais de limpeza pública e de gestão de resíduos da construção civil

Vereadores aprovam fiscalização de descarte por câmeras em Americana

Parlamentares deram aval ao uso da Muralha Digital da Gama para identificar despejos irregulares de entulho e lixo na cidade, permitindo monitoramento; fiscalização deixaria de ser apenas presencial e passaria contar com tecnologia

Os vereadores de Americana aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, projeto de lei que regulamenta o uso das câmeras da Muralha Digital da Guarda Municipal de Americana (Gama) para fiscalizar o descarte irregular de lixo na cidade. 

A proposta, de autoria do vereador Thiago Brochi (PL), moderniza legislações municipais de limpeza pública e de gestão de resíduos da construção civil, permitindo que o sistema de videomonitoramento seja utilizado como ferramenta oficial de fiscalização.

Brochi destacou que o monitoramento eletrônico permitirá ampliar o alcance das ações de combate a irregularidades, como descartes clandestinos de entulho e resíduos volumosos. Segundo ele, a fiscalização presencial, embora necessária, apresenta limitações de tempo, área e equipe, enquanto a tecnologia oferece rapidez na identificação de infrações e mais eficácia nas medidas administrativas. 

A Muralha Digital, já integrada ao sistema de segurança municipal, auxiliará diretamente na geração de provas para autuações. O projeto sobre o uso da Muralha Digital segue agora para segunda discussão.

Os vereadores ainda aprovaram outros sete projetos de lei, 25 requerimentos e 37 moções. Também foram incluídas 265 indicações para encaminhamento ao Executivo. Entre as propostas votadas, destacam-se os projetos do Poder Executivo relacionados ao orçamento municipal: o PL nº 172/2025, que altera as diretrizes orçamentárias de 2026, e o PL nº 173/2025, que ajusta o Plano Plurianual (PPA) e a LDO 2025. Ambos foram aprovados em regime de urgência.

A Câmara também acatou o parecer de inconstitucionalidade ao PL nº 143/2025, que previa a obrigatoriedade de instalação de equipamentos ventosa de ar na rede de abastecimento de água, em caso de concessão ou privatização do serviço. O parecer foi aprovado com 17 votos favoráveis.

Ainda na pauta, foi aprovado em segunda discussão o PL nº 135/2025, de autoria do vereador Leco Soares (PSD), que proíbe o uso de sinais sonoros estridentes em escolas públicas e privadas, determinando a adoção de alternativas acústicas para garantir inclusão e bem-estar de estudantes com sensibilidade sensorial.

DETRAN-SP E DER-SP

A sessão também aprovou convênios com órgãos estaduais, incluindo o Ministério do Trabalho, o DETRAN-SP e o DER-SP, reforçando parcerias para atendimento.

A proposta que envolve o DER-SP permite ao Pátio Municipal receber veículos apreendidos pelo órgão estadual e prevê assinatura de convênio entre prefeitura e Estado. Hoje, os veículos apreendidos em Americana são enviados aos pátios de cidades vizinhas.

Deixe um comentário