Tião Corrêa propõe estudo para implantar faixas de pedestre inteligentes em Sumaré
Com o objetivo de reduzir os altos índices de atropelamentos
registrados em Sumaré nos últimos anos, o vereador Tião Corrêa (PSDB)
protocolou nesta semana indicação propondo a realização de um estudo de
viabilidade para a implantação de faixas de pedestre inteligentes em vias de grande
circulação do município.
A proposta, direcionada ao Executivo Municipal, visa a
implementação de um projeto-piloto de travessias inteligentes, que utilizam
tecnologia de sensores de movimento e iluminação por LED ou laser, ativada
automaticamente quando um pedestre se aproxima da faixa. A tecnologia
proporciona maior visibilidade, principalmente em períodos noturnos ou de baixa
luminosidade, o que pode evitar acidentes e salvar vidas.
Segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais
de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), os números de atropelamentos
fatais têm aumentado de forma preocupante na região de Campinas.
Em 2022, foram registrados 201 acidentes fatais envolvendo
pedestres; em 2023, o número subiu para 214, e, em 2024, atingiu 241
ocorrências. Só nos primeiros nove meses de 2025, já foram contabilizados 154
acidentes desse tipo. Em Sumaré, o cenário também é alarmante: 30 pedestres
perderam a vida no trânsito entre 2022 e 2025. Para o vereador Tião Corrêa, os
números exigem uma resposta urgente do poder público.
Outro ponto destacado pelo vereador é a possibilidade de
parcerias com empresas especializadas na tecnologia, o que pode viabilizar a
implantação do projeto-piloto sem custos elevados para os cofres públicos.
A proposta prevê que a prefeitura, por meio das secretarias
competentes, escolha locais estratégicos para iniciar os testes, como avenidas
com alto fluxo de pedestres e veículos. O desempenho do sistema durante o
período experimental serviria como base para futuras expansões.
EXEMPLO DE INOVAÇÃO
As chamadas “travessias inteligentes” já demonstraram bons
resultados em outras localidades do país, com destaque para a redução de
atropelamentos e melhora na percepção visual das faixas de pedestres por parte
dos motoristas. O sistema é abastecido por energia solar, o que também
contribui para a sustentabilidade da iniciativa.

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