Política
Leitinho e prefeitos da região aprovaram implantação do programa-piloto ‘Moradia Primeiro’

Região lança projeto para população de rua com apoio do prefeito Leitinho

Gestores definiram implantação do programa-piloto inspirado no modelo ‘Housing First’, que passará oferecer moradia e ajuda social aos municípios da RMC; Leitinho diz que medida é ‘passo importante para dignidade e políticas integradas’

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), participou nesta terça-feira (30), da reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CDRMC), realizada no Palácio dos Jequitibás, em Campinas. Durante o encontro, os prefeitos dos municípios da região aprovaram por unanimidade a implantação do projeto-piloto Housing First (“Moradia Primeiro”), uma estratégia para atender a população em situação de rua.

Leitinho destacou a importância da união regional para enfrentar o desafio. “Foi uma reunião muito produtiva, que mostrou a força da cooperação entre os municípios. A aprovação desse projeto representa um passo importante para oferecermos dignidade às pessoas em situação de rua, com políticas mais integradas e eficazes”, afirmou.

O programa será financiado pelo Fundo de Desenvolvimento da RMC (Fundocamp) e administrado pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), sem custos diretos para os municípios. A proposta prevê a oferta de moradia temporária, associada a acompanhamento técnico e profissional, além de suporte em áreas como saúde, educação, capacitação para o trabalho e reinserção social.

De acordo com o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, José Police Neto, a iniciativa foi construída a partir de um mapeamento detalhado sobre a rede de apoio nos 20 municípios da RMC, reconhecendo que a população em situação de rua transita entre as cidades. “O objetivo é que os beneficiados desenvolvam condições para conquistar autonomia e sair definitivamente das ruas”, explicou Police Neto.


Deixe um comentário