Política
Reunião do Conselho Municipal de Habitação apresentou andamento de 264 unidades

Nova Odessa tem datas previstas para iniciar obras de projetos habitacionais

Município apresentou avanços nas iniciativas de moradia da CDHU e do Minha Casa Minha Vida, com estimativa para começar construções de centenas de unidades no primeiro semestre de 2026; Cadastro Municipal será lançado

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Diretoria de Habitação e do Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Interesse Social (CMHDUIS), realizou uma reunião pública ordinária para prestar contas à população sobre os principais projetos habitacionais em andamento no município. 

O encontro, conduzido pelo diretor de Habitação e presidente do Conselho, Diego Feitoza, detalhou os avanços de duas importantes frentes: o convênio com a CDHU e o programa Minha Casa Minha Vida – (FAR). O convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo já tem as 114 unidades aprovadas, com projeto executivo e cronograma de construção definidos.

Atualmente, o processo aguarda aprovação do GRAPROHAB, órgão estadual responsável pela análise e aprovação final de empreendimentos habitacionais, para então seguir para a subsequente licitação pelo Estado para o início das obras. A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026.

Já o projeto no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida – Fundo de Arrendamento Residencial, que contará com 150 unidades, encontra-se em fase final de preparação documental. A empresa vencedora do chamamento público entregou a documentação à Secretaria Municipal de Obras. A expectativa é que as obras desta frente se iniciem ainda no primeiro semestre de 2026.

Um dos temas centrais da reunião foi o Cadastro Municipal de Habitação. Instrumento fundamental para identificar a demanda real por moradia e direcionar políticas públicas, o cadastro será mantido pelo Fundo Municipal de Habitação assim que aprovado pelo seu Conselho Gestor. Sua implementação está prevista para o início de 2026, assegurando um processo transparente e que priorize as famílias em situação de vulnerabilidade social, alinhado à Política Municipal de Habitação.

O diretor Diego Feitoza reforçou o compromisso da administração municipal com a total transparência no andamento dos projetos.“Nosso trabalho é realizado sempre em consonância com a Câmara Municipal, por meio de projetos de lei que viabilizam essas ações. Queremos que os moradores de Nova Odessa acompanhem de perto a concretização do sonho da casa própria”, afirmou Feitoza.

O Conselho Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Interesse Social é um órgão colegiado, de caráter deliberativo e fiscalizador, responsável por formular, acompanhar e avaliar a política habitacional do município, assegurando a participação social na gestão.


Deixe um comentário