Política
Obra é considerada estratégica para reduzir riscos e evitar transtornos durante chuvas

Nova Odessa está na fase final de ações administrativas para obra de drenagem

A Prefeitura de Nova Odessa está concluindo os trâmites administrativos para viabilizar a obra de drenagem na Avenida Ampelio Gazzetta, uma das principais demandas locais em razão dos alagamentos registrados na via. Nesta terça-feira (3), a chamada “baixada” da via voltou a ficar inundada após as chuvas.

De acordo com a administração municipal, o processo para a obtenção dos recursos está em fase final. O projeto tem como objetivo solucionar definitivamente os problemas de escoamento das águas do Córrego Capuava, que historicamente causam transtornos à mobilidade e colocam em risco motoristas e pedestres.

O investimento foi viabilizado por meio de convênio assinado em julho de 2025 pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), junto ao Governo do Estado de São Paulo. A assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A obra foi orçada em R$ 1,95 milhão.

A intervenção prevê a construção de uma nova travessia sobre o Córrego Capuava e melhorias no sistema de drenagem, com foco na ampliação da vazão e na prevenção de obstruções. Devem ser instaladas linhas de aduelas de concreto, com 35 metros de extensão, totalizando 24,5 metros quadrados de vão livre para o escoamento das águas.

O convênio foi firmado por meio da Casa Militar do Estado de São Paulo e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. A obra também irá corrigir problemas erosivos no talude da avenida, causados pela insuficiência das galerias existentes.

Deixe um comentário