Política
Com novo diretor do SENAI Americana, prefeito Leitinho discutiu expansão de cursos gratuitos

Nova Odessa e SENAI fortalecem parceria para qualificação profissional

O prefeito de Nova Odessa, Claudio Schooder, o Leitinho (PSD), recebeu em seu gabinete a visita do novo diretor do SENAI Americana, Caio César da Silva. O encontro, que contou também com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Promoção Social, Antonio Teixeira, teve como objetivo fortalecer a parceria que já qualificou centenas de moradores e traçar novos projetos de formação profissional para o município.

Durante a reunião, foram destacados os êxitos da parceria em 2025, que inclui a formação de 135 alunos em cursos estratégicos. Desse total, 60 jovens do Ensino Médio concluíram o curso de Tecnologia da Informação no SENAI de Americana e os planos são de abertura de novos módulos para alunos novodessenses. Na área de vestuário, foram capacitadas 60 alunas em cursos de Ajuste de Roupa, Modelagem e Costura Industrial, realizados no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional) de Nova Odessa. Atualmente, outras 15 mulheres participam do curso de Reciclagem de Roupas Usadas na mesma unidade.

O foco do encontro, no entanto, foi o futuro. Para 2026, o SENAI idealiza trazer para Nova Odessa uma nova frente de cursos na área de construção civil, contemplando formações como Técnicas de Construção em Alvenaria, Técnicas em Hidráulica e Técnicas em Instalações Elétricas Prediais.

O prefeito Leitinho enfatizou a importância da parceria para o desenvolvimento do município. “A educação profissional é um dos pilares para gerarmos emprego e renda. Essa parceria com o SENAI tem sido fundamental para preparar nossos jovens para as vagas que o mercado oferece”, afirmou o prefeito.

O diretor Caio César da Silva, que assumiu o SENAI Americana em agosto, reforçou o compromisso da instituição em atender às necessidades específicas da região. “Nosso papel é conectar as pessoas às oportunidades. Ao analisar o mercado de Americana e Nova Odessa, identificamos uma demanda constante por mão de obra qualificada. O setor têxtil e vestuário lidera, seguido pela construção civil, metal-mecânica e indústria química. A oferta desses novos cursos em Nova Odessa é uma resposta direta a essa realidade, e a parceria com a prefeitura é o canal ideal para que essa capacitação chegue de forma eficaz à comunidade”, explicou o diretor.

Também participaram da visita a coordenadora de Relações com a Indústria do SENAI Americana, Patrícia Rober Storolli, e o coordenador de Atividades Técnicas e Pedagógicas do SENAI Sumaré, Vagno Emídio Orsi.

Deixe um comentário