Política
Reunião alinhou planejamento municipal com apoio anunciado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Leitinho coordena ações integradas para enfrentar estragos do temporal

Defesa Civil estadual criou Núcleo de Ajuda Humanitária para os municípios e pacote inclui insumos para reconstrução e itens de primeira necessidade; máquinas e caminhões-pipa poderão ser usados em apoio logístico e saúde terá suporte

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), se reuniu nesta quarta-feira (24) com representantes da Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil Municipal para traçar um plano de ações integradas de resposta aos estragos causados pelas fortes chuvas da última segunda-feira (22). Choveram mais de 38 mm na cidade, o correspondente a 38 litros de água por metro quadrado.

A reunião teve como objetivo principal alinhar as ações municipais com as diretrizes e o apoio anunciado pelo Governo do Estado durante o encontro realizado na terça-feira (23) com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Durante a reunião estadual, foi anunciada a criação de um Núcleo de Ajuda Humanitária que disponibilizará aos municípios afetados recursos financeiros.

As verbas serão para reconstrução e reformas com a disponibilização de recursos mediante Ata de Registro de Preços, para a aquisição de materiais de construção, como telhas e outros insumos básicos, destinados à recuperação de prédios públicos e propriedades particulares atingidas.

Haverá ajuda humanitária imediata para fornecimento de cestas básicas, colchões, lençóis e outros itens de primeira necessidade para as famílias afetadas e apoio logístico e operacional, com a disponibilização de maquinários para desobstrução de vias e galerias, além do uso de caminhões-pipa, se necessário.

Além disso, está previsto suporte ao sistema de saúde. As unidades de saúde municipais que sofreram avarias poderão ter parte de seus atendimentos, exames e cirurgias redirecionados para unidades de saúde do Estado na região.

“Estamos trabalhando de forma integrada para agilizar ao máximo o levantamento detalhado dos danos e elaborar um plano de trabalho eficiente que nos permita acessar todos os recursos disponibilizados pelo Estado”, afirmou o prefeito Leitinho.

PRAZO E COMPROMISSO

A Prefeitura de Nova Odessa tem até o dia 2 de outubro para enviar seu plano de trabalho à Defesa Civil estadual. Todas as secretarias envolvidas estão mobilizadas para finalizar o levantamento técnico dos danos e priorizar as ações mais urgentes.


Deixe um comentário