Hortolândia vai dar início a projeto de revitalização do Centro Histórico
Programa prevê centro de eventos para 2 mil pessoas, palco, revitalização do entorno do Museu Estação Jacuba e novos espaços de lazer, preservando a história da cidade e impulsionando a valorização do Centro Histórico hortolandense
Hortolândia dá o primeiro passo para recuperar parte
importante de sua história. A prefeitura inicia o projeto de revitalização do
Centro Histórico, localizado no entorno do Museu Municipal Estação Jacuba, na
região da Vila São Francisco. O município irá publicar o edital da obra na
próxima semana.
De acordo com a Secretaria de Cultura, o projeto será
executado em três etapas. A primeira etapa compreende a construção de um centro
de eventos, na área externa do museu. O espaço terá capacidade para 2.000
pessoas. A previsão é iniciar a obra neste ano, com duração de seis meses. A
construção, orçada em mais de R$ 1,7 milhão, será executada com recursos
oriundos de emenda parlamentar federal e de contrapartida do município.
A segunda etapa do projeto abrange a construção de palco e
camarins do centro de eventos. Por fim, na terceira etapa será feita a
revitalização da região do entorno do museu. De acordo com a Secretaria de
Cultura, a execução total do projeto deve durar dois anos. O secretário de
Cultura, Régis Athanázio Bueno, destaca que o início do projeto representa uma
conquista importante para Hortolândia.
“Este momento representa mais um passo importante para fortalecer a cultura em Hortolândia. Este é um grande investimento do Governo Federal, em parceria com a prefeitura, que vai entregar à população um espaço coberto, moderno e seguro, com capacidade para receber cerca de 2 mil pessoas para shows, apresentações e diversas atividades culturais. Além de oferecer mais conforto e proteção, esse novo equipamento amplia o acesso à cultura e reforça o compromisso de levar cada vez mais oportunidades para a nossa gente”, salienta o secretário.
TREM IMPULSIONOU HORTOLÂNDIA
O transporte ferroviário foi importante para impulsionar o
desenvolvimento de Hortolândia. De acordo com a Secretaria de Cultura, a
Estação Jacuba foi inaugurada em 1917, mas desde 1896 no local funcionava um
ponto telegráfico. A estação e o armazém eram os meios de distribuição e
recebimento de bens e mercadorias.
As poucas propriedades rurais que existiam na região
recebiam produtos como adubos, sementes, dentre outros, e faziam o embarque de
suas produções. Com isso, começaram a surgir na região os primeiros comércios,
tais como mercado e farmácia.
O antigo prédio onde ficava a estação é ocupado atualmente
pelo Museu Municipal Estação Jacuba. O espaço foi restaurado pela prefeitura e
inaugurado em 2014. O museu tem um acervo de fotos e objetos antigos, expostos
em diferentes salas, sobre a própria estação e o município. O material é parte
importante do patrimônio histórico-cultural de Hortolândia.
Para conectar o passado, o presente e o futuro de Hortolândia, a região do Centro Histórico ganhou o viaduto Monsenhor Décio Ravagnani, inaugurado em abril deste ano. O dispositivo solucionou uma luta de mais de 40 anos da população. Construído sob a linha férrea que atravessa a região, o viaduto proporciona mais segurança viária para pedestres e motoristas.
.png)
Deixe um comentário