Política
Meta da Prefeitura de Hortolândia é atender 200 famílias até o início de 2026 em áreas de risco

Hortolândia se antecipa às chuvas de verão e remove famílias de áreas de risco

Municipalidade já retirou mais de 50 famílias de áreas de vulnerabilidade que são atingidas no período crítico de temporais; moradores do Boa Esperança, Nossa Senhora Auxiliadora e Recanto do Sol foram inscritos em programas habitacionais

Antes do início da temporada das chuvas de verão, equipes da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, promoveram a remoção de aproximadamente 50 famílias em situação irregular de moradias, pessoas que estavam instaladas em áreas de risco e Área de Preservação Permanente (APP). 

O trabalho foi intensificado desde setembro, na região do Jardim Boa Esperança, em espaços públicos localizados no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e no Loteamento Recanto do Sol. As famílias removidas das áreas de risco já integram os programas habitacionais da prefeitura, como o Auxílio Moradia. As construções irregulares são demolidas e os locais ocupados irregularmente recebem limpeza e recomposição do solo para recuperação das áreas. Até o início do próximo ano, o objetivo é atender 200 famílias que vivem em áreas de risco.

De acordo com a Secretaria de Habitação, dez famílias que viviam em situação de vulnerabilidade na APP da Rua Florisvaldo de Oliveira, foram removidas e são acompanhadas por equipes técnicas. As outras 40 famílias estavam irregularmente em áreas do Loteamento Recanto do Sol, e também já foram removidas e atendidas pelos programas habitacionais. A medida evita que, com a chegada das fortes chuvas, moradias irregulares sejam atingidas por enchentes e seus habitantes diretamente impactados.

“Este trabalho iniciado pela prefeitura antes do período mais chuvoso evita situações de risco na temporada mais chuvosa. As famílias atendidas recebem visitas técnicas e ingressam, de acordo com a situação de cada uma, no Programa Auxílio Moradia. A ação é importante para a segurança de cada família”, explica o secretário de Habitação, Renato Franceschini.

CADASTRO HABITACIONAL

Até a próxima quarta-feira (10), acontece o cadastro habitacional de famílias interessadas em moradias populares. Quem já estava cadastrado anteriormente também deve se recadastrar para atualização de dados. A medida é necessária por conta da alteração de regras do Governo Federal. O link para o cadastramento ou atualização dos dados é o https://facil.hortolandia.sp.gov.br/login, pelo Portal Hortolândia Fácil. Os dados devem ser iguais aos declarados no Cadastro Único.

De acordo com a nova regra, estabelecida em portaria do Ministério das Cidades, a destinação de moradias às famílias cadastradas não será mais por sorteio, como ocorria anteriormente. Alguns novos requisitos e critérios são: ter renda familiar de até R$ 2.850,00; não possuir outro imóvel; e integrar o déficit habitacional do município. Segundo a Secretaria de Habitação, os inscritos neste cadastro serão avaliados para a seleção das 400 unidades habitacionais do Programa MCMV (Minha Casa, Minha Vida), em construção no Jd. Amanda.

Em caso de dificuldades na realização do cadastro, o munícipe pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. Dúvidas sobre qualquer assunto relacionado à habitação em Hortolândia podem ser esclarecidas, diretamente, no canal de comunicação da Secretaria de Habitação pelo WhatsApp (19) 996354274 ou no telefone (19) 39657810, (19) 39657806, (19) 39657804 ou (19) 39657811.


Deixe um comentário