Política
Presidente do Fundo social, Lionela Ravera sardelli, destaca importância de parcerias

Fundo Social de Solidariedade atende 6,5 mil famílias no ano em Americana

Órgão municipal encerra 2025 com balanço positivo nas ações sociais, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade; entre janeiro e novembro, campanhas, parcerias e eventos solidários viabilizaram distribuição de 60 toneladas de alimentos

O Fundo Social de Solidariedade de Americana, órgão vinculado ao gabinete do prefeito Chico Sardelli (PL), atendeu 6.536 famílias, de janeiro a novembro de 2025. Neste período, foram realizadas diversas campanhas e parcerias, que destinaram às famílias que mais precisam e a entidades assistenciais cerca de 60 toneladas de alimentos.

Em dezembro, foi pro movida a ação “Um Doce Natal”, voltado para 369 crianças, que participam de diversos projetos sociais desenvolvidos pelas organizações e entidades assistenciais do município. A iniciativa tornou mais alegre e acolhedor o Natal das crianças, com a entrega de sacolas personaliza das, contendo panetones e caixas de bombons.

“O Fundo Social tem um papel fundamental para oferecer apoio e suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social do município. As campanhas desenvolvidas e as parcerias firmadas para a realização de diversas ações ao longo do ano, proporcionaram a melhoria da qualidade de vida da população que mais precisa. O trabalho e a dedicação de toda a equipe do Fundo Social é essencial para que as pessoas possam enfrentar e superar os desafios, recebendo acolhi mento e atenção”, disse o prefeito Chico Sardelli.

De acordo com o balanço de 2025, foram realiza dos 229 atendimentos a entidades assistenciais, e a Farmácia do Fundo Social distribuiu gratuita mente 16.881 medicamentos em 7.392 atendimentos a usuários. Foram entregues ainda 5.448 litros de leite às famílias em situação de vulnerabilidade social e entidades do município.

Além disso, 450 usuários foram atendidos com 1.488 dietas enterais e fórmulas infantis e mais de 40.218 unidades de fraldas geriátricas e infantis foram doadas a 1.027 pessoas. Houve ainda a entrega de 1.538 unidades de materiais de limpeza para 33 usuários. Também foram doados 1.753 unidades e 491 litros/kg de materiais de limpeza a entidades de Americana.

O Fundo Social ainda efetuou 89 empréstimos de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, anda dores e bengalas e doou 84 óculos de grau, mediante a apresentação de receita oftalmológica, durante o ano. Em parceria com o Fundo Social, o programa Mãe Americanense, promovi do pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou quatro edições este ano, atendendo 198 gestantes, que receberam kits de enxoval para seus bebês.

O Governo do Estado também colaborou com o município, destinando 1.825 cestas básicas e 250 cobertores por meio do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo. Já a Campanha do Agasalho de Americana “Juntos para Aquecer” arrecadou 2 mil quilos de roupas. A presidente do Fundo Social, Lionela Ravera Sardelli, ressaltou a importância das parcerias e o impacto social das ações.

“Os resultados alcançados com as campanhas, junto aos diversos parceiros, tornaram melhor a vida de muitas pessoas. O impacto social das ações é transformador e a sociedade participou e contribuiu para viabilizar as campanhas e iniciativas voltadas à população que mais precisa”, destacou.

EVENTOS

As parcerias realiza das pelo Fundo Social foram fundamentais para a arrecadação de doações em prol da população que mais precisa. Durante a 37ª Festa do Peão de Americana, em junho, foram doadas ao órgão municipal 5 toneladas de arroz pela Urbano Alimentos, proprietária da marca Broto Legal, em parceria com os Supermercados São Vicente, e também 7 toneladas de alimentos das empresas Hudtelfa, Nicoletti, Saltorelli, Sky Fit, Persianas Garcia, Ponto Visão, Rozac, Supermercados São Vicente, SelPack e Trevilub.

O Instituto Rosa do Bem doou para o Fundo Social, em outubro, 17.906 unidades de fraldas infantis e geriátricas e 2 toneladas de alimentos, arrecadadas durante o evento “Tributo à Vida”, realizado no Teatro Municipal Lulu Benencase, e por meio da troca de camisetas para a 15ª Caminhada Por Amor à Vida, promovida na Avenida Brasil.

O 8º Encontro de Carros Antigos, realizado em agosto, no CCL (Centro de Cultura e Lazer), arrecadou 2 toneladas de alimentos. E o Americana Expo Cars arrecadou 10,8 toneladas de alimentos, em maio, na FIDAM.

O evento Samba Food Festival, realizado no Centro de Cultura e Lazer, em outubro, arrecadou 1,4 tonelada de alimentos. O “Me Leva Festival”, realizado no dia 6 de setembro, no Parque de Eventos do CCA (Clube dos Cavaleiros de Americana), doou seis toneladas de alimentos. O Roteiro Gastronômico, promovido em setembro pela Secretaria de Cultura e Turismo, no Portal de Americana, entregou 11.300 unidades de óleo.

O Festival Celebra Americana, realizado em novembro, no CCL, arrecadou 4 toneladas de alimentos. A Copa Terceirão, com o apoio da Secretaria de Esportes, arrecadou 5 toneladas de alimentos. Os eventos promovidos este ano no Teatro Municipal Lulu Benencase, pela Secretaria de Cultura e Turismo, somaram em doações 22 toneladas de alimentos.

ATENDIMENTO

O Fundo Social de Solidariedade realiza atendimento ao público às segundas-feiras, das 12h às 16h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h. Já a Farmácia, localizada na sede do órgão, funciona às segundas-feiras, das 12h às 16h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h às 16h.

Os medicamentos controlados são entregues exclusivamente às sextas-feiras. Para a retirada de medicamentos é necessário apresentar a receita original, um documento do paciente e comprovante de endereço em nome do paciente ou o CadSUS (Cartão Nacional de Saúde) atualizados.

A sede do Fundo Social fica na Rua das Poncianas, 930 B, no Jardim São Paulo, onde também são recebidas as doações.

 

Deixe um comentário