Política
DAE agora é liderado pelo ex-secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato Oliveira (à direita)

Chico Sardelli anuncia mudanças na gestão do DAE em meio à crise hídrica em Americana

Autarquia será comandada por Fábio Renato Oliveira, então secretário de Meio Ambiente e a pasta passa a ser chefiada por Andréa Cristina Fernandes Gonçales, gestora ambiental; emergência hídrica perdura desde setembro

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), anunciou nesta segunda-feira (20) mudanças na gestão do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e da Secretaria de Meio Ambiente. O DAE passa a ser comandado pelo então secretário de Meio Ambiente, Fábio Renato Oliveira, e a Secretaria de Meio Ambiente será assumida pela gestora ambiental Andréa Cristina Fernandes Gonçales. A mudança ocorre em meio à crise hídrica na cidade.

“Agradeço ao Marcos Morelli pela dedicação e profissionalismo ao longo de tantos anos na nossa gestão. Buscamos agora novas estratégias, colocando um gestor que teve muito sucesso no Meio Ambiente e vai levar essa experiência para a condução do DAE”, disse o prefeito. “A Andrea é uma excelente profissional e com certeza dará continuidade ao ótimo trabalho que vem sendo realizado pela secretaria”, completou Chico.

Fábio Renato Oliveira é formado em Gestão Pública e Gestão Ambiental e atuou por mais de 20 anos como assessor parlamentar. Desde janeiro de 2021, é secretário municipal de Meio Ambiente.

Andréa Cristina Fernandes Gonçales é formada em Processamento de Dados e Gestão Ambiental e, desde janeiro de 2021, atua na assessoria direta do gabinete da Secretaria de Meio Ambiente.

A Prefeitura de Americana decretou, no dia 30 de setembro, estado de emergência hídrica, medida que permite a adoção de ações emergenciais como reforço no combate a vazamentos, contratação de caminhões-pipa para atendimento em áreas específicas e intensificação das campanhas de conscientização sobre o uso racional da água.

O DAE explicou que a estiagem prolongada e a baixa qualidade da água captada do Rio Piracicaba prejudicaram o processo de tratamento, reduzindo significativamente a oferta de água para abastecimento.

A autarquia pediu a colaboração da população para que adote práticas de economia e conservação da água, utilizando o recurso de maneira consciente até que a situação se normalize com a retomada das chuvas por um período prolongado.


Deixe um comentário