Polícia
Imagens de câmeras de segurança indicam atuação de um mesmo suspeito em pelo menos três crimes

Onda de furtos de veículos assusta moradores em bairros de Hortolândia

Moradores dos bairros Jardim Rosolem e Jardim Santa Izabel, em Hortolândia, estão preocupados com o aumento de furtos de veículos registrados nas últimas semanas. Imagens de câmeras de segurança indicam a atuação de um mesmo suspeito em pelo menos três dos quatro crimes ocorridos em menos de um mês na região.

O caso mais recente foi registrado na manhã de segunda-feira (16), quando uma Fiorino 1996 foi furtada em frente ao posto de saúde da Rua Osmar Antônio Meira. O veículo pertence a um idoso de 86 anos e, segundo familiares, continha documentos pessoais e cartões bancários.

A filha da vítima lamentou o ocorrido e criticou a ação criminosa. Segundo ela, o veículo era essencial para a rotina do pai, que agora enfrenta prejuízos materiais e transtornos com a perda dos documentos. Registros de câmeras de segurança de um estabelecimento comercial do bairro mostram ao menos quatro furtos desde o dia 18 de fevereiro.

Em três das ocorrências, as imagens apontam características semelhantes do autor, levantando a suspeita de que se trata do mesmo criminoso. Outra moradora, familiar de uma vítima de furto ocorrido em fevereiro, afirmou que a insegurança tem afetado a tranquilidade da população e cobrou reforço no policiamento na região.

Dados do 1º Distrito Policial de Hortolândia, responsável pela área do Rosolém, apontam crescimento desse tipo de crime. Em todo o ano de 2025, foram registrados 21 furtos de veículos. Já em 2026, apenas até março, o número já chegou a 28 ocorrências.

Diante da situação, moradores procuraram a equipe de reportagem para denunciar os casos e pedir providências das autoridades, cobrando ações mais efetivas para conter a criminalidade. Em nota, o 48º Batalhão da Polícia Militar do Interior informou que tem intensificado operações com base em análises de inteligência e planejamento estratégico, com foco no combate a crimes patrimoniais.

Segundo a corporação, estão sendo realizadas ações de saturação em áreas com maior incidência, além do reforço no policiamento ostensivo para ampliar a presença policial e aumentar a sensação de segurança. A Polícia Militar também destacou a importância da participação da população, incentivando o envio de denúncias por meio dos telefones 190 e 181, além dos canais oficiais da corporação.

 

Deixe um comentário