Saúde
Local é dedicado a pacientes abandonados em hospitais psiquiátricos

Sumaré entrega primeira residência terapêutica da cidade

A Secretaria de Saúde inaugurou nesta sexta-feira (3) o primeiro Serviço de Residência Terapêutica (SRT) de Sumaré. O projeto oferecerá acolhimento digno, cuidado contínuo e reintegração social a pessoas com transtornos mentais graves que permaneceram em longas internações hospitalares.

A residência, localizada em um bairro de fácil acesso, é de Porte II, com capacidade para 10 moradores, e foi estruturada de forma acolhedora e adaptada, garantindo um ambiente seguro e humanizado. O espaço conta com quartos individuais e coletivos, áreas de convivência, cozinha, lavanderia e acompanhamento integral de uma equipe multiprofissional composta por cuidadores, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

Segundo a legislação, o SRT é destinado a pacientes que foram abandonados em hospitais psiquiátricos e não possuem vínculos familiares. Em Sumaré, os moradores chegam após décadas de internação, um deles esteve hospitalizado por 54 anos, enquanto o paciente mais recente soma 18 anos de internação. Agora, com o novo modelo de cuidado, o tempo máximo permitido em internações é de 3 a 6 meses.

A residência terapêutica funcionará de forma integrada à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), incluindo o CAPS Adulto Orquídea, a Unidade de Saúde da Família (USF) Vasconcelos e outros serviços de saúde.

Deixe um comentário