Saúde
Ampliação deve beneficiar cerca de mil pessoas por semana no município e fortalece acompanhamento pelo SUS

Chico anuncia ampliação de grupos de atividades físicas nas unidades de saúde

Projeto ‘Vivendo com Exercício’ realizado nas unidades de saúde passará a atender outras seis regiões de Americana a partir de 2026; programa usa a atividade física como ferramenta de prevenção e promoção de saúde aos moradores

O prefeito de Americana, Chico Sardelli (PL), anunciou nesta segunda-feira (15), a ampliação do projeto “Vivendo com Exercício”, que promove saúde e bem-estar por meio da prática regular de atividades físicas. A iniciativa, atualmente vinculada apenas à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Paulo, será realizada também em outras seis regiões em 2026. A novidade foi anunciada durante a confraternização de fim de ano do grupo, que contou também com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi (PSD), da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lionela Ravera Sardelli, e do secretário-adjunto de Saúde, Fábio Joner.

O projeto, coordenado pelo professor de Educação Física Tiago Volpi, tem como principal objetivo utilizar a atividade física como porta de entrada para o autocuidado e para a promoção da saúde no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Hoje, a iniciativa atende 10 grupos, com aproximadamente 300 pessoas participando por semana. Com a ampliação, serão oferecidas mais 600 vagas em todo o município, chegando a cerca de 1.000 pessoas atendidas por semana.

“Estamos ampliando um projeto que já mostrou, na prática, como o exercício físico pode transformar a vida das pessoas. Levar essa iniciativa para mais bairros e regiões é investir em prevenção, qualidade de vida e cuidado com a nossa população. Queremos que a saúde esteja cada vez mais perto dos moradores, de forma acessível e contínua”, destacou o prefeito Chico.

“A ampliação do Vivendo com Exercício mostra o nosso cuidado em investir na prevenção e na saúde das pessoas. É um projeto que leva orientação, acompanhamento e qualidade de vida para dentro dos bairros, fortalecendo o SUS e ajudando a população a ter uma rotina mais saudável”, ressaltou o vice-prefeito Odir.

A expansão do projeto vai permitir que pacientes de todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família de Americana participem das atividades.

“O projeto vai muito além da atividade física. A gente trabalha o autocuidado, cria vínculo com os participantes e mostra que pequenas mudanças de rotina fazem muita diferença. Ver pessoas melhorando a saúde, ganhando disposição e reduzindo o uso de medicamentos é o maior retorno do nosso trabalho”, pontuou o professor Tiago Volpi.

Para participar, os interessados podem procurar diretamente a recepção das unidades de saúde - portando documento com foto, Cartão SUS e comprovante de residência em Americana - e agendar uma consulta com o PEF (Profissional de Educação Física). A inclusão nos grupos também pode ser feita por meio de encaminhamento de profissionais de outras especialidades da rede pública.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

Além dos exercícios físicos, os participantes das atividades recebem também orientação nutricional e acompanhamento das condições gerais de saúde, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, nutricionista, farmacêutico, entre outros profissionais.

“A ampliação reforça a visão da saúde como prevenção e não apenas tratamento. O exercício físico, aliado ao acompanhamento multiprofissional, tem apresentado resultados concretos no controle de doenças crônicas e na melhoria da qualidade de vida. É uma política pública eficiente, que impacta diretamente o bem-estar da população”, acrescentou o secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira.

Em três anos de projeto, já foram ofertadas mais de 10 mil medidas de monitoramento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes e obesidade, que incluem aferições de peso, circunferência, glicemia e pressão arterial.


Deixe um comentário