Plano de contenção de enchentes é aprovado na Câmara de Monte Mor
Monte Mor deverá “dispor de plano de contenção dos impactos causados por chuvas intensas, com foco em ações preventivas, emergenciais e de adaptação climática urbana”. É o que preveem o Projeto de Lei 107/2025, do vereador Professor Adriel (PDT), e a Emenda Modificativa 31/2025, do vereador Edson Silva (PL).
As matérias foram aprovadas por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira (15), e seguem para sanção do prefeito Murilo Rinaldo (PP), que estava presente na sessão. Conforme o PL, o plano de contenção deverá ter “protocolos de atendimento para auxílio imediato” dos moradores nos casos de alagamentos, enchentes, inundações, deslizamentos e desabamentos.
Adriel destacou que os impactos das cheias do Rio Capivari foram “amenizados” com o desassoreamento, mas os alagamentos persistem e muitas famílias sofrem com as enchentes. “Diante de um problema crônico que Monte Mor já enfrenta há alguns anos é fundamental ter um plano muito claro, [divulgado] a toda a população, das ações da prefeitura”, frisou.
O parlamentar ainda ponderou que “ações já estão sendo
realizadas”, como os monitoramentos do rio pela Defesa Civil, e o amparo às
famílias atingidas pelas enchentes. O vereador Bruno Leite (UNIÃO) destacou
“pontos importantes” relacionados ao combate das enchentes, e defendeu um
trabalho conjunto das secretarias, por exemplo.
O presidente Beto Carvalho (PP) explicou que o PL já tramitou nas Comissões, com parecer da relatoria, daí a desnecessidade de relator, apesar da votação em regime de urgência. Relator na Comissão de Justiça e Redação (CJR), Edson disse que viu a necessidade da alteração a partir da Emenda, elaborada com o apoio do Jurídico e da Secretaria Legislativa.
.png)
Deixe um comentário