Paulínia inaugura Casa Lar e amplia rede de proteção a crianças em risco
Novo serviço da prefeitura oferece acolhimento humanizado para as crianças e adolescentes sob medida protetiva, aumenta a rede de assistência social do município e fortalece ações voltadas à garantia de direitos e proteção integral
Paulínia passou a contar oficialmente com um novo serviço
voltado à proteção de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar
por determinação judicial. A Secretaria de Assistência Social implantou a Casa
Lar, modalidade inédita no município destinada ao acolhimento de pessoas de 0 a
17 anos e 11 meses em situação de medida protetiva.
A cerimônia simbólica de inauguração foi realizada nesta
semana, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito Danilo
Barros (PL), da secretária de Assistência Social, Rita Coelho, do promotor da
Infância e Juventude, André Perche Lucke, além de vereadores, secretários
municipais e profissionais da área.
Com a implantação do serviço, Paulínia passa a oferecer três
modalidades de acolhimento institucional: a Casa do Menor, o programa Família
Acolhedora e, agora, a Casa Lar. Segundo a secretária Rita Coelho, a iniciativa
amplia a capacidade do município de garantir proteção, respeito e dignidade às
crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de suas
famílias.
A proposta da Casa Lar é oferecer um ambiente residencial
mais acolhedor e semelhante ao convívio familiar. Cada unidade poderá receber
até dez crianças e adolescentes, acompanhados por educadores responsáveis pela
rotina diária, favorecendo a criação de vínculos afetivos, o desenvolvimento da
autonomia e a participação dos acolhidos nas decisões do cotidiano.
O objetivo é assegurar proteção integral durante o período
de acolhimento e preparar cada criança ou adolescente para o retorno à família
de origem, integração a uma família substituta ou adoção, respeitando as
determinações da Justiça.
O promotor da Infância e Juventude, André Perche Lucke, destacou que a implantação da Casa Lar representa mais um passo na construção das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos da infância e adolescência no município. “A construção de uma política pública municipal de proteção e garantia de direitos só é construída com a união de esforços e a Casa Lar é resultado disso, representando uma conquista para nossa cidade”, disse o promotor.
O prefeito Danilo Barros afirmou que o ideal seria que todas
as crianças pudessem permanecer em segurança junto às suas famílias, mas
ressaltou que a realidade exige alternativas capazes de reduzir os impactos do
afastamento e garantir um acolhimento digno e humanizado.
“O ideal é que não precisássemos desse tipo de serviço, que
todas as crianças pudessem ter dignidade dentro de suas próprias famílias, mas
já que o mundo real é diferente, como representantes públicos, temos sempre que
buscar alternativas para que o direito primário seja preservado. Com a Casa Lar
estamos preparados para receber da melhor forma esse desafio com as crianças e
adolescentes, para que sejam acolhidos com respeito e fazendo com que o dano
psicológico seja o menor possível”, afirmou Danilo.
Por questões de segurança, o endereço da unidade será
mantido em sigilo. As crianças e adolescentes acolhidos utilizarão normalmente
os serviços públicos disponíveis no bairro onde a residência está localizada,
favorecendo a integração à comunidade. O atendimento também contemplará pessoas
com deficiência e dará prioridade ao acolhimento de grupos de irmãos,
preservando os vínculos familiares sempre que possível.

Deixe um comentário