Política
Presidente Beto Carvalho citou expectativa de conquistar Selo Diamante no próximo ano

Legislativo de Monte Mor recebe Selo Prata de Transparência Pública 2025

Casa de Leis foi agraciada com reconhecimento depois de avaliação e índice de 77,81% alcançado, que colocou Câmara em destaque na região; presidente Beto Carvalho atribui marca ao trabalho conjunto de toda equipe e projeta o futuro

A Câmara de Monte Mor recebeu o Selo Prata de Transparência na avaliação de 2025 do Radar da Transparência Pública. O estudo é divulgado anualmente e integra o Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Na prática, o radar examina o nível de transparência de sites institucionais.

Neste ano, a Câmara atingiu 77,81% do Índice, numa escala que vai de 0 a 100%, conquistando o nível prata de transparência pública. Em 2024, a Casa de Leis havia alcançado o nível anterior, intermediário, com 70,36%. “Recebemos com muito orgulho e alegria este resultado”, destaca a ouvidora do Poder Legislativo, Monique Barrenha. A profissional coordena o Serviço de Ouvidoria e Transparência da Câmara, responsável por sugerir e monitorar a implantação de melhorias na área.

Segundo Monique, o selo “reflete o trabalho contínuo que toda a equipe vem exercendo nestes últimos anos, mas principalmente no último ano, onde saímos de um portal não certificado para uma certificação prata”. “Disponibilizar documentos e materiais de interesse público a toda população cria um ambiente de confiabilidade entre Câmara e munícipes”, explica.

METODOLOGIA

O Radar da Transparência se baseia em cerca de 130 critérios de avaliação, que medem o grau de transparência das entidades públicas avaliadas. Segundo a Atricon, mais de 10 mil sites de órgãos públicos foram avaliados neste ano. “Ao total, 2.912 portais foram certificados. Destes, 998 conquistaram o Selo Diamante, 1.082 receberam o Selo Ouro e 832 ficaram com o Selo Prata”, diz o órgão.

O vereador Beto Carvalho (PP), presidente da Câmara, manifestou “alegria enorme” devido à recente conquista do Selo Prata de Transparência Pública pelo Poder Legislativo. Ele comentou o assunto na sessão ordinária de segunda-feira (8), três dias após a divulgação dos resultados. O parlamentar lembrou que, enquanto a média regional de transparência ficou em torno de 60%, a Câmara alcançou o índice de 77,8%, “batendo recorde”.

Para Beto, o resultado é fruto da atuação do Serviço de Ouvidoria e Transparência (SOT) e de “todos da Casa”, vereadores, colaboradores e assessores, “que fazem em dia os trabalhos”. O vereador ainda frisou que os funcionários têm o seu respaldo “para trabalhar da melhor forma possível”, e destacou a transparência dada aos processos licitatórios, por exemplo. “Isso aí é zelar, é mostrar boa-fé com o dinheiro público, com os trabalhos públicos”, disse.

Deixe um comentário