Política
Comissão terá prazo de até 150 dias para apurar possíveis irregularidades em licitação

Câmara de Sumaré aprova instauração de CPI para investigar contratos da merenda

A Câmara Municipal de Sumaré aprovou a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na contratação de uma empresa responsável pelo fornecimento de merenda escolar à rede municipal de ensino em 2024, gestão do ex-prefeito Luiz Dalben (PSD).

O Requerimento nº 159/2026, assinado por todos os vereadores, com exceção do presidente da Câmara, Hélio Silva (Cidadania), foi aprovado durante a sessão ordinária desta quinta-feira (2). A comissão será presidida por Rai do Paraíso (Republicanos), terá João Maioral (PDT) como relator e Wellington Souza (PT) como secretário. Também integram a CPI os vereadores Lucas Agostinho (União Brasil) e Joel Cardoso (PSD). O prazo para conclusão dos trabalhos é de até 150 dias, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Conforme o requerimento aprovado nesta quinta-feira, a CPI vai investigar as circunstâncias que levaram à revogação do pregão eletrônico para fornecimento da merenda escolar e à posterior contratação emergencial da empresa Omega Alimentação e Serviços Especializados S/A, responsável pelo serviço em 2024.

Também serão apurados a legalidade da contratação emergencial por dispensa de licitação, os critérios utilizados para a escolha da empresa contratada, a regularidade econômica e financeira dos contratos, a execução dos serviços, a qualidade e a adequação nutricional da merenda escolar, além de possíveis vínculos societários, econômicos ou negociais entre agentes públicos e as empresas contratadas, bem como eventuais movimentações patrimoniais relacionadas aos fatos investigados.

 

Deixe um comentário