Geral
Oficinas gratuitas unem tecnologia, cultura e cidadania digital para 20 estudantes em Nova Odessa

Projeto leva tecnologia e programação para mais estudantes de Nova Odessa

Quando são abraçados pelo “Projeto Conecta Mundo – Jovens Digitais”, os alunos de escolas públicas conseguem enxergar o futuro com olhos de criatividade, inovação e esperança. A iniciativa propõe, de forma gratuita, o encontro entre tecnologia, educação, desenvolvimento de habilidades e valorização cultural, resultando na criação de um jogo digital interativo. A próxima instituição a receber a ação gratuita será a Escola Estadual Dr. João Thienne, em Nova Odessa, no período de 10 a 20 de agosto.

Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo, o “Projeto Conecta Mundo – Jovens Digitais” conta com a produção da MR2 Cultural, o patrocínio da Desktop, além do apoio da Think Projetos e, tratando-se de Nova Odessa, da Escola Estadual Dr. João Thienne. Em seis anos de realização, a iniciativa já beneficiou mais de 500 adolescentes de mais de 20 escolas, distribuídas por 10 cidades de três estados brasileiros.

E como funciona a ação? Ao longo das oficinas, que têm carga horária de 40 horas, os 20 alunos selecionados são instigados a pesquisar aspectos históricos, culturais e turísticos do município e transformar esse conteúdo em um jogo digital interativo. Para que tudo transcorra com excelência e qualidade, os participantes recebem notebooks, internet e ferramentas digitais, além da orientação de professores especializados em cada uma das temáticas abordadas.

E não para por aí! De forma prática e objetiva, o projeto trabalha habilidades técnicas e humanas.Marcelo Coelho Lira, professor de Tecnologia, destaca algumas: lógica de programação, pensamento computacional, resolução de problemas, criatividade, resiliência, comunicação, colaboração e organização de ideias. Isso sem mencionar o uso consciente da Inteligência Artificial (IA), o despertar da cidadania digital, a busca pela ética no ambiente on-line e a prevenção ao cyberbullying e aos golpes digitais.

“O Conecta Mundo promove a inclusão de adolescentes na tecnologia por meio da programação e da inteligência artificial. Além disso, demonstra na prática que eles podem deixar de ser apenas consumidores de tecnologia para se tornarem protagonistas. Além do conhecimento técnico, o projeto estimula o pensamento crítico e a capacidade de cada participante de apresentar e defender suas próprias ideias, preparando-o para os desafios do presente e das profissões do futuro”, destaca Marcelo.

Ao fim do projeto, os alunos são convidados a apresentar o aplicativo desenvolvido durante as oficinas e a compartilhar como o processo foi desenvolvido. Vale também destacar que as produções são disponibilizadas posteriormente, de forma gratuita, nas plataformas digitais. Cada turma é única e especial, deixando histórias que merecem ser lembradas. O professor Marcelo relembra uma delas com bastante carinho.

 


Deixe um comentário