Geral
Além da cheia, Defesa Civil atendeu quedas de árvores e de muro, não houve vítimas

Monte Mor tem chuva torrencial de 86 mm, rio sobe e alaga Centro e residências

Volume elevado caiu em menos de uma hora e colocou a cidade em estado de atenção; Rio Capivari chegou a transbordar

Monte Mor foi atingida por uma chuva torrencial na noite desta quarta-feira (28), quando um acumulado de 86 milímetros foi registrado em curto intervalo de tempo, provocando alagamentos no Centro, em bairros residenciais e a elevação do nível do Rio Capivari. O volume extremo, concentrado entre 19h30 e 20h10, colocou o município em estado de atenção, conforme protocolos da Defesa Civil.

De acordo com a prefeitura, somente em cerca de 40 minutos choveu quase o equivalente ao esperado para vários dias, com registro de 78,8 mm nesse período inicial, além de rajadas de vento e intensa atividade elétrica. Antes do pico da chuva, a Defesa Civil municipal emitiu alerta preventivo às 19h18, seguido de alerta severo enviado à população às 19h20 pelo sistema Cell Broadcast da Defesa Civil do Estado.

O grande volume de água provocou alagamentos em ao menos cinco vias importantes: Avenida Ayrton Senna, Avenida Beira Rio, Rua Carolina Pontim Pinto, Travessa José Basílio de Almeida e Rua Siqueira Campos. Todas tiveram bloqueios temporários para segurança.

Nas áreas residenciais, a Defesa Civil contabilizou alagamentos em oito ruas, atingindo imóveis nos bairros Centro, Jardim Guanabara, Jardim São José, Jardim Fortuna, Jardim Santa Cândida e Quinhões Boa Esperança. Apesar dos danos materiais, não houve registro de vítimas nem solicitação de abrigamento até a manhã desta quinta-feira (29).

Além dos alagamentos, foram atendidas quatro ocorrências estruturais, incluindo a queda de um muro no Jardim Campos Dourados e a queda de três árvores, sendo uma delas na estrada municipal Monte Mor–Sumaré, exigindo atuação conjunta da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Obras.

Nesta quinta-feira (29), o município iniciou os trabalhos de limpeza de vias, desobstrução de bueiros e galerias pluviais, vistorias técnicas em áreas de risco e atendimento às famílias afetadas, incluindo a distribuição de kits de limpeza, conforme avaliação técnica.

A prefeitura informou que o Rio Capivari segue sob monitoramento e orientou que ocorrências sejam comunicadas exclusivamente pelos canais oficiais — Defesa Civil (199) e GCM (153) — para garantir rapidez no atendimento.

Deixe um comentário