Jogos Escolares 2026: mais alunos de Nova Odessa recebem medalhas
A Prefeitura de Nova Odessa realizou a entrega de medalhas dos Jogos Escolares 2026 aos alunos dos 2º e 3º anos de mais quatro escolas municipais: Profª Almerinda Delegá Delben, Vereador Osvaldo Luiz da Silva, Profª Alvina Maria Adamson e Profª Augustina Adamson Paiva. A solenidade, que contemplou os estudantes pelas disputas nas modalidades de bola-boliche, queimada e vôlei gigante, contou com a presença do secretário e do adjunto de Educação, Luiz Miguel Garcia e Vagner Santos, respectivamente.
O evento esportivo da rede municipal de ensino acontece de
junho a outubro, reunindo mais de 3 mil alunos. Assim como na edição anterior,
os Jogos Escolares deste ano foram organizados respeitando as especificidades
de cada faixa etária e promovendo desde atividades motoras lúdicas até
competições com caráter formativo e esportivo.
Para o professor Roger Prado, organizador dos Jogos Escolares, a cada edição o evento vem se consolidando como a maior celebração esportiva da rede pública municipal. “A gente fica muito feliz em reunir os estudantes nessas atividades. Além de integrar os alunos, os Jogos Escolares mostram o quanto o esporte é fundamental na vida das crianças. Do início das disputas até a premiação, é sempre gratificante”, diz.
CIRCUITOS MOTORES
A participação das crianças da Educação Infantil está
programada para o mês de outubro, entre os dias 1 e 29, com a realização de
circuitos motores que estimulam o desenvolvimento psicomotor de forma lúdica e
inclusiva. Nessa faixa etária não há eliminatórias. Todos os participantes
receberão medalhas de participação, valorizando o esforço e a experiência
coletiva.
Para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, as
disputas tiveram início dia 18 de junho e se estendem até 2 de julho, nas
modalidades de bola-boliche, queimada e vôlei gigante. Também nessa categoria
todos os participantes são premiados com medalhas.
A etapa mais competitiva dos Jogos Escolares 2026 reúne os
alunos do 4º e 5º ano nas modalidades de câmbio (vôlei adaptado), futsal e
handebol, tanto no período da manhã quanto à tarde. Os jogos da primeira fase
tiveram início em 10 de junho e vão até 29 de julho. As semifinais estão
previstas para os dias 6 e 13 de agosto, no Ginásio Santa Rosa, e a grande
final acontece no dia 20 de agosto, também no Santa Rosa. Nesta fase, apenas os
finalistas recebem medalhas, e será concedido o Troféu Eficiência às escolas
campeãs gerais dos períodos da manhã e da tarde.
ATLETISMO E INCLUSÃO
Em agosto, estão programadas as provas de atletismo. Dia 27,
as atividades acontecem na EMEB Prefeito Simão Welsh e, no dia 28, tem
atletismo PCD na sede da APAE.
Os Jogos Escolares são realizados anualmente pela Prefeitura
de Nova Odessa, envolvendo todas as escolas municipais de Educação Infantil e
Ensino Fundamental. As partidas acontecem em diferentes ginásios e quadras da
cidade, sempre com acompanhamento de professores e coordenadores.

Deixe um comentário