Geral
6ª edição do programa da 3M tem foco em mulheres na manufatura

Cientistas destacam como ‘25 Mulheres na Ciência’ amplia visibilidade e abre novos caminhos

Muito mais do que um troféu, a visibilidade e a validação de que a ciência feita por mulheres na América Latina é de ponta, crucial e transforma vidas. Esse é o sentimento compartilhado pelas vencedoras das últimas edições do programa “25 Mulheres na Ciência”, promovido pela 3M nos últimos anos, que se consolidou como uma das principais plataformas de reconhecimento científico da região.

A iniciativa chega à sua 6ª edição com as inscrições prorrogadas até o dia 10 de dezembro, em busca de mulheres profissionais, técnicas ou cientistas da América Latina que promovam a transformação da manufatura por meio da aplicação da ciência, da engenharia, da tecnologia ou da matemática. O objetivo é dar visibilidade e divulgar as histórias e os projetos mais inspiradores que impulsionam a transformação do setor.

Para quem vive a rotina dos laboratórios, o prêmio atua como um divisor de águas na carreira e na autoestima profissional. É o caso de Victória Louise dos Santos, doutoranda em Biotecnologia Industrial pela Universidade Tiradentes (Unit-SE), premiada em 2025 pelo desenvolvimento de um curativo inovador que, ativado por luz, combate o câncer de pele.

“Para Victória, receber o prêmio da 3M representa não apenas um reconhecimento científico, mas também social. A pesquisa no Brasil não é tão valorizada, e eu, como mulher, enfrento ainda mais dificuldades para estar imersa nesse meio. Esse prêmio reconhece um trabalho árduo, de muitos anos de iniciação científica e aprendizado”, afirma a pesquisadora. Ela conta que a repercussão abriu portas internacionais – incluindo um doutorado na Irlanda. “Recebi mensagens de pessoas me parabenizando, perguntando sobre iniciação científica e carreira acadêmica. Muitas mulheres disseram que se sentiram estimuladas a seguir esse caminho”.

O sentimento é reiterado por Gabrielle Caroline Peiter, bióloga e professora da UFPR, que ganhou destaque com um hidrogel capaz de eliminar superbactérias hospitalares. “Esse prêmio tem um valor especial para nós, mulheres na ciência. Representa visibilidade, cria referências para novas pesquisadoras e mostra que podemos fazer ciência de ponta”, define.

As 25 vencedoras receberão reconhecimento oficial da 3M, visibilidade em canais de mídia e farão parte do livro digital comemorativo do projeto. O anúncio será feito em 11 de fevereiro de 2026, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: 3m25mujeresenlaciencia.org.

Deixe um comentário