Geral
Temporais causaram transtornos em Monte Mor e Defesa Civil mantém monitoramento

Chuva na 1ª quinzena de dezembro é 80% superior a 2024 e desafia cidades

Volume de precipitações já soma 1.097 mm na região e Monte Mor lidera índice pluviométrico no período, anunciando nesta segunda-feira (15) estado de atenção depois que Rio Capivari atingiu cota de transbordo e provocou alagamentos

O volume de chuvas registrado na primeira quinzena de dezembro de 2025 supera e muito o mesmo período de 2024 e coloca as Defesas Civis da região em estado de alerta. Somados os acumulados dos seis municípios — Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Sumaré e Americana — a região já contabiliza 1.097,76 milímetros de chuva nos primeiros 15 dias, volume 80,6% maior que o registrado ano passado, quando o total foi de 607,8 mm. O índice equivale a 1.097 litros de água por metro quadrado na região, revelando a intensidade dos temporais. Os dados são do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).

Monte Mor lidera o ranking regional de precipitações, com 216,14 mm, e está em estado de atenção, segundo a Defesa Civil municipal. Neste domingo (14), o nível do Rio Capivari atingiu a cota de transbordo, provocando alagamentos pontuais em bairros localizados a jusante do rio, como Vila Farid Calil, Chácaras Recreio Planalto e Pindorama. Apesar do cenário crítico, não houve registro de desabrigados. Seis residências foram atingidas e os moradores passaram a receber apoio do Fundo Social de Solidariedade, com a distribuição de kits de limpeza.

As equipes da Defesa Civil de Monte Mor estão em monitoramento permanente do Rio Capivari, realizando vistorias de campo e adotando medidas preventivas para garantir a segurança da população. Já há registro de redução do nível do rio em alguns trechos, mas o município segue em atenção máxima diante da possibilidade de novas chuvas intensas.

Os impactos do fim de semana chuvoso também foram sentidos em outras cidades da região. Em Americana, ruas da área central ficaram alagadas, assim como novamente um campo de futebol localizado às margens da Avenida Bandeirantes. Em Nova Odessa, a forte enxurrada provocou transtornos em vias, especialmente na baixada da Avenida Ampélio Gazzetta.

Os dados pluviométricos apontam para o cenário de atenção regional. Além de Monte Mor, Nova Odessa acumulou 214,88 mm até o momento, Americana 177,54 mm, Hortolândia 176,02 mm, Sumaré 162,81 mm e Paulínia 150,37 mm. O volume elevado em curto espaço de tempo desafia as estruturas urbanas e exige atuação integrada das Defesas Civis, secretarias municipais e órgãos de monitoramento.

Diante do cenário, as administrações municipais têm orientado a população, especialmente para quem vive em áreas de risco, e pedem que os moradores acompanhem os alertas oficiais. As Defesas Civis seguem de prontidão, com funcionamento 24 horas, monitorando rios, córregos e índices pluviométricos, em um dezembro marcado por chuvas acima da média e com potencial para novos transtornos.

CHUVAS CANCELARAM PROGRAMAÇÃO DE NATAL EM MONTE MOR E NOVA ODESSA

As chuvas intensas registradas no último fim de semana levaram ao cancelamento das programações natalinas que estavam previstas para os dias 13 e 14 de dezembro no bairro Parque Residencial Jardim São Clemente, em Monte Mor. A decisão foi anunciada pela prefeitura após alertas emitidos pela Defesa Civil, que indicavam riscos associados às condições climáticas adversas.

De acordo com os órgãos de monitoramento, o avanço de um sistema de baixa pressão, ligado a um ciclone que atuou na região Sul do Brasil, provocou chuvas fortes e volumosas em diversas regiões do Estado de São Paulo. As áreas mais afetadas incluíram municípios próximos à divisa com o Paraná, além das regiões centro e leste do estado, atingindo Campinas e toda a região metropolitana.

A prefeitura informou que a decisão seguiu recomendações técnicas e priorizou o bem-estar da população, evitando a realização de eventos ao ar livre durante o período de maior instabilidade climática. O governo municipal também informou que novas datas para a programação natalina deverão ser avaliadas assim que as condições do tempo se tornarem favoráveis.

Em Nova Odessa, em função das fortes chuvas registradas ao longo do sábado (13), a prefeitura comunicou o cancelamento da programação de Natal na Praça prevista para a data. A decisão foi tomada priorizando a segurança de todos os envolvidos: artistas, equipes técnicas, expositores, operações gastronômicas e, principalmente, do público. A programação de domingo (14) ocorreu normalmente.      

CHUVAS DE 1 A 15 DE DEZEMBRO NA REGIÃO

- Hortolândia

Precipitação acumulada (mm):

176.02 mm

- Monte Mor

Precipitação acumulada (mm):

216.14 mm

- Nova Odessa

Precipitação acumulada (mm):

214.88 mm

- Paulínia

Precipitação acumulada (mm):

150.37 mm

- Sumaré

Precipitação acumulada (mm):

162.81 mm

- Americana

Precipitação acumulada (mm):

177.54 mm

Total regional 2025: 1.097,76 mm

Deixe um comentário