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Investimentos fazem parte de planejamento da Brado até 2030, que prevê reformas e ampliação de pátios

Sumaré tem ‘salto logístico’ com chegada de pórticos de alta tecnologia da Brado

Com novos pórticos, terminais ferroviários de Sumaré e Rondonópolis (MT) dobram a produtividade, elevam capacidade de armazenamento e marcam etapa importante do Projeto Carrossel; iniciativa consolida município como hub multimodal

A Brado Logística anunciou que está reforçando sua infraestrutura operacional nos terminais ferroviários de Sumaré e Rondonópolis (MT) com a aquisição de três pórticos, sendo dois com tecnologia de operação de cargas pesadas de maneira remota. Com os novos equipamentos, a companhia pretende melhorar o ciclo operacional dos trens através do aumento da produtividade nos processos de carga e descarga de contêineres. Além disso, segundo a empresa, a capacidade de armazenamento de contêineres também é expandida devido ao melhor aproveitamento das áreas dos pátios.

O diretor de Operações da empresa, Ederson Padilha da Costa, explica que essa iniciativa representa mais um passo rumo à implementação do Projeto Carrossel, que pretende consolidar um hub logístico multimodal de contêineres e criar um corredor central de distribuição de cargas, integrando os modais ferroviário e rodoviário para reduzir o tempo de transporte. “Estamos ampliando capacidade, ganhando eficiência operacional e garantindo maior segurança no manuseio das cargas. Com a chegada dos novos pórticos, oferecemos aos nossos clientes uma cadeia logística ainda mais integrada e competitiva”, afirma.

Os pórticos Rubber Tired Gantry (RTG), que chegarão ao terminal de Sumaré, operam sobre pneus e contam com tecnologia de operação remota, que pode ser executada diretamente da sala de controle da empresa, proporcionando maior eficiência e segurança. Já o equipamento destinado a Rondonópolis será do tipo Rail-Mounted Gantry (RMG), instalado sobre trilhos, com condução realizada a partir de uma cabine no próprio pórtico. O terminal mato-grossense já contava com dois RMGs em funcionamento.

Até o momento, a movimentação de contêineres no terminal de Sumaré era realizada por reach stackers, máquinas semelhantes a empilhadeiras, capazes de agrupar até cinco contêineres de altura e realizar cerca de 12 movimentos por hora. Com a introdução dos RTGs, o empilhamento passa para seis unidades e a produtividade praticamente dobra, com até 22 movimentos por hora. A adoção de RTGs permite a verticalização e a redução da largura dos acessos entre quadras de contêineres, eliminando as exigências de manobra e, com isso, aumentando significativamente a capacidade de armazenagem do pátio.

Os modelos contam com sensores anticolisão, que interrompem automaticamente o funcionamento em caso de obstáculos, e câmeras de monitoramento, fornecendo leitura de ambiente, peso dos contêineres e altura dos cabos de aço.

“A aquisição desses pórticos também vai de encontro a um dos nossos principais objetivos, contribuir na descarbonização dos transportes no país. Isso porque diferente dos reach stackers, que são movidos à diesel, os RTGs são elétricos, então não emitem Co²”, salienta o diretor da Brado.

Logística de transporte dos equipamentos – Fabricados pela chinesa GENMA, os pórticos exigiram 12 meses de produção devido à sua complexidade tecnológica. Após chegar ao Porto de Santos, o maquinário foi transportado por meio de 40 carretas destinadas ao terminal de Sumaré e 32 para Rondonópolis. O planejamento de implantação vem sendo estruturado para minimizar impactos operacionais nas duas localidades e a previsão é de que os sistemas estejam em pleno funcionamento no primeiro semestre de 2026.

INVESTIMENTO ESTRATÉGICO

A iniciativa faz parte do planejamento de investimentos da empresa nas duas localidades até 2030, que inclui melhorias estruturais e ganho de eficiência. No terminal sumareense, os recursos estão sendo direcionados para reformas de armazéns, modernização dos ativos, ampliação do pátio e construção de um novo escritório. Além disso, no início de novembro foi construído um Gate automatizado no local, com quatro balanças para pesagem de contêineres.

A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 22 locomotivas, cerca de 5 mil contêineres e mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementados por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país.

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