Geral
Município registra alta de 4,5% e reforça bom momento do empreendedorismo local

Sumaré aumenta volume de MEIs e supera média regional com fomento

Município se destaca ao registrar crescimento de 4,5% no número de MEIs em 2025, passando de 29.632 para 30.959 empreendedores; índice está acima da média na RMC, que foi de 3,1%, segundo dados do Sebrae-SP

Sumaré se consolidou como um dos principais destaques da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no crescimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2025. Enquanto a região de Campinas encerrou o ano com avanço médio de 3,1% no número de MEIs — totalizando 300.894 optantes do Simples Nacional, 8.907 a mais que em 2024 — Sumaré apresentou desempenho superior, com crescimento de 4,5%, acima da média regional.

De acordo com dados do Sebrae-SP, com base em informações do Portal do Empreendedor, o município passou de 29.632 microempreendedores em 2024 para 30.959 em 2025. O resultado posiciona Sumaré como um dos polos mais relevantes de formalização de pequenos negócios na RMC, refletindo o fortalecimento do ambiente empreendedor local.

Para o prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), os números são resultado direto do compromisso da administração municipal com políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de renda.

“Esse crescimento mostra que Sumaré está no caminho certo ao investir no fortalecimento do empreendedorismo. Criamos um ambiente mais favorável para quem quer empreender, com orientação, desburocratização e apoio técnico. O MEI é uma importante porta de entrada para a formalização e para o crescimento econômico da nossa cidade”, destacou.

O vice-prefeito e secretário de Governo, André da Farmácia (MDB), também ressaltou o trabalho integrado entre as secretarias municipais e os parceiros institucionais. “O avanço de Sumaré acima da média regional é resultado de planejamento, gestão eficiente e da atuação conjunta entre a prefeitura e instituições como o Sebrae. Nosso foco é garantir que o pequeno empreendedor tenha acesso à informação, apoio e oportunidades para crescer”, afirmou.

O crescimento está diretamente ligado às ações desenvolvidas pelo Sebrae Aqui Sumaré, que oferece atendimento descentralizado, orientação técnica, capacitações e suporte contínuo aos microempreendedores do município. A ampliação dos serviços e o fortalecimento das unidades contribuíram para aumentar a segurança dos empreendedores no processo de formalização e manutenção dos negócios.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ed Carlo Michelin, o fortalecimento do Sebrae Aqui tem sido estratégico para alcançar os resultados.

Enquanto a região de Campinas cresceu, em média, 3,1%, o município figurou entre os que apresentaram maior expansão percentual, ao lado de Indaiatuba (7,6%), Artur Nogueira (7,4%) e Conchal (6,6%).

Deixe um comentário