Procon orienta bares, restaurantes e adegas de Hortolândia nesta sexta
Agentes do Procon de Hortolândia, órgão de defesa do
consumidor vinculado à prefeitura, atuam para evitar a venda de bebida alcoólica
adulterada nos estabelecimentos comerciais da cidade. Numa parceria com o
Procon Estadual, os órgãos realizam a Operação De Olho No Copo, nesta
sexta-feira (17), das 18h às 22h, com visitas a bares, restaurantes e adegas
para orientação de proprietários, funcionários e consumidores sobre a
necessidade dos cuidados na hora de comprar, vender e consumir bebidas
alcoólicas.
“A comercialização do produto adulterado que causa sérios danos à saúde do consumidor, também prejudica o trabalho de donos de estabelecimentos comerciais que trabalham de maneira correta. A ação contribui com o comerciante que realiza seu serviço corretamente. A suspeita de vendas destas bebidas adulteradas causa prejuízo aos estabelecimentos. Este trabalho orientativo do Procon não tem caráter fiscalizatório, mas sim, de fortalecimento no elo entre comerciante e consumidor”, orienta a diretora do Procon Hortolândia, Eliane Daluio Costa.
FIQUE ESPERTO
Entre as dicas do Procon de Hortolândia para evitar o
consumo de bebida alcoólica adulterada estão: procurar estabelecimentos
conhecidos ou dos quais se tenha referência, desconfiar de preços muito baixos,
observar a apresentação das embalagens e do aspecto do produto, como lacre ou
tampa tortos, rótulo desalinhado ou desgastado, erros de ortografia ou logos
com variações. Ausência de informações e outras imperfeições perceptíveis
também são alertas para quem realizará a compra.
No momento do consumo, ao notar alguma diferença, não se
deve fazer testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida.
Esse tipo de prática não é seguro nem conclusivo. Após ingerir a bebida
alcoólica, o consumidor deve ficar atento a sintomas como visão turva, dor de
cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência e, em
caso de necessidade, buscar atendimento médico imediato.
O Procon Hortolândia fortalece a rede de proteção ao
consumidor da cidade e, agora, passa a atender a população para esclarecer
dúvidas nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), um dia por semana
em diferentes horários. A iniciativa tem o objetivo de integrar a
descentralização dos serviços públicos aumentando o acesso da população aos
seus direitos sem que a pessoa necessite sair do seu bairro ou região.

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