Obra do viaduto na Vila Real avança na concretagem de lajes
A construção do viaduto sobre a linha férrea, na região da
Vila Real, em Hortolândia, continua a avançar. De acordo com a concessionária
Rumo, responsável pela obra, segue o trabalho de concretagem de lajes do
tabuleiro durante esta semana.
Ainda segundo a concessionária, a realização desse serviço é
importante e necessária, a fim de dar maior estabilidade ao tabuleiro. Este,
por sua vez, é a superfície sobre a qual irão trafegar veículos. A previsão é
de concluir a concretagem no próximo mês.
De acordo com o cronograma da obra, informado pela
concessionária, as próximas etapas previstas para serem executadas durante a
primeira quinzena de outubro são lançamento de pré-lajes; armação das lajes do
tabuleiro e barreiras new jersey, estas últimas fazem a separação do trânsito
de veículos para o passeio de pedestre e ciclovia, que posteriormente serão
concretadas; e execução de muro de terra armada na praça São Francisco de
Assis, que fica na região. De acordo com a última medição feita pela
concessionária em agosto, a obra está 76% concluída.
A concessionária Rumo mantém o prazo de término da obra para
dezembro. Ainda de acordo com a concessionária, a obra prevê ainda a construção
de uma rotatória no local. No mês passado, foi feito o içamento das vigas
colocadas sobre os pilares de sustentação do viaduto.
BENEFÍCIO
O aguardado viaduto é uma das ações que integram o novo PIC
(Programa de Incentivo ao Crescimento) da Prefeitura de Hortolândia, cujo
anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), no
final de 2023.
O viaduto é uma antiga demanda da população. Quando estiver
pronto, o dispositivo ligará as avenidas Santana e São Francisco de Assis. De
acordo com a concessionária Rumo, o viaduto terá 240 metros de extensão e
quatro pistas, das quais duas no sentido Santana-São Francisco de Assis, e as outras
duas no sentido oposto. O dispositivo irá melhorar e facilitar o fluxo do
trânsito. Quando o viaduto for finalizado trará benefício para a locomoção na
área e para outras regiões da cidade.
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