Geral
Conjunto de ações de prevenção, fiscalização e conscientização ambiental contribuíram com resultado

Monte Mor derruba em 68% registros de queimadas em 2025

As operações da Defesa Civil durante o período de estiagem deste ano em Monte Mor derrubaram em 68,4% o número de queimadas registradas no município. 

O levantamento, realizado pelo órgão municipal, com base em dados do Programa de Monitoramento de Queimadas do INPE (BDQueimadas), aponta que entre 1º de maio e 30 de setembro deste ano, foram contabilizados 60 focos de incêndio, contra 190 no mesmo período de 2024.

De acordo com o secretário de Defesa Civil, Daniel Honorato, o resultado é fruto de um conjunto de ações de prevenção, fiscalização e conscientização ambiental. “Isso tudo faz diferença no resultado final. 

A expressiva queda nos registros de incêndios evidencia o avanço das políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às queimadas no município. Vale ressaltar a importância da continuidade dessas ações, bem como do engajamento de todos, para que os índices se mantenham em declínio nos próximos anos”, destacou.

Entre as iniciativas implementadas em 2025 está a criação do Plano de Contingência Municipal, por meio do Decreto 6.618/2025, que estruturou protocolos de resposta rápida e integração entre os órgãos públicos. Além disso, o número de campanhas educativas saltou de 16 em 2024 para 40 neste ano, ampliando o alcance das ações junto à população.

O trabalho conjunto entre a Defesa Civil, a prefeitura e instituições parceiras reforçou a importância da participação comunitária na preservação ambiental, segundo avaliação do município.

Deixe um comentário