Geral
Programa mede e reconhece políticas públicas municipais na área ambiental e de sustentabilidade

Hortolândia tem melhor pontuação no Programa Município Verde Azul e assegura 11º lugar no ranking estadual

Além de alcançar pontuação máxima desde 2014, Hortolândia se destaca entre municípios de médio porte do Estado; resultado reflete avanços em educação ambiental, saneamento básico, gestão de resíduos e na proteção da biodiversidade

Hortolândia obteve 86,5 pontos e, em razão disso, conquistou o 11º lugar no ranking estadual entre as cidades do Grupo 4, com 100 mil a 499.999 mil habitantes, no Ciclo 2024/2025 do PMVA (Programa Município Verde Azul), do Governo do Estado de São Paulo. O município participa do programa desde 2014 e atingiu agora sua melhor pontuação. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, o certificado é entregue aos municípios participantes com base nos trabalhos executados em 10 diretivas ambientais. São elas: Governança ambiental, adaptação às mudanças climáticas, educação ambiental, saneamento básico, resíduos sólidos, qualidade do ar e mitigação de GEE (Gases de Efeito Estufa), biodiversidade, arborização urbana, recursos hídricos e ZEE (Zoneamento Ecológico-Econômico).

Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, neste período, Hortolândia se destacou ao fortalecer o monitoramento ambiental, intensificar a educação ambiental e aprimorar o planejamento urbano com base no ZEE.

“O município avançou de forma significativa na proteção da biodiversidade, ampliou ações de fiscalização ambiental e reforçou a gestão de resíduos, com melhorias na coleta seletiva e no manejo adequado. Também houve expansão na preservação das áreas verdes, com investimentos em arborização, reflorestamento e manutenção dos espaços públicos. Esses resultados expressam o trabalho integrado entre diferentes secretarias, equipes técnicas e conselhos municipais, evidenciando o compromisso da administração pública com políticas eficientes e alinhadas aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e às diretrizes ambientais do Estado de São Paulo”, ponderou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

Segundo ela, a conquista da certificação ambiental resulta do trabalho conjunto de várias secretarias municipais, voltado para políticas sustentáveis e desenvolvimento ambiental equilibrado, reafirmando o compromisso da Administração Pública com a sustentabilidade e o fortalecimento da preservação do meio ambiente.

“Hortolândia avança com responsabilidade rumo a um futuro mais sustentável, resiliente e inovador. Mais do que um reconhecimento técnico, a conquista simboliza o esforço coletivo de construir uma cidade que valoriza seu patrimônio natural e preserva oportunidades para as próximas gerações”, complementa Eliane.

O Programa Município Verde Azul é uma iniciativa do governo estadual e tem a finalidade de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ambiental nos municípios. O principal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. Ao final de cada ciclo anual, o governo estadual divulga o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

 


Deixe um comentário