Geral
Município adota medida a fim de garantir segurança durante chuvas fortes

Hortolândia decreta fechamento de parques em dias de chuvas intensas

Hortolândia adota mais uma medida importante para proteger a população durante períodos de instabilidade climática. A prefeitura divulgou o decreto que estabelece o plano preventivo de contingência para fechamento temporário de parques municipais durante a ocorrência de chuvas fortes. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, o decreto estipula o fechamento temporário de parques em situações de instabilidade climática que possam comprometer a segurança da população, de servidores municipais que atuam nos locais e do patrimônio público.

O decreto estabelece ainda que cabe à secretaria monitorar e analisar as condições meteorológicas sempre que houver registro de instabilidade climática, ou quando forem emitidos alertas por órgãos competentes. Ainda cabe à secretaria determinar o fechamento dos parques.

A medida se aplica aos parques públicos fechados do município, que são o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, e o Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE), no Jardim Santa Clara do Lago. A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos reforça que nos dois parques já têm placas de aviso para a população que informam sobre o fechamento de parques nessas situações.

Um dos principais pontos do decreto, destacado pela diretora de Assuntos Climáticos da Prefeitura, Taina Ferreira, é que os parques devem ser fechados à visitação pública, como medida preventiva, quando a precipitação acumulada atingir o nível de 80 mm em um período de 72 horas.

“O decreto visa garantir a segurança da população frequentadora dos parques, diante da iminência da ocorrência de chuvas fortes na cidade. A medida é necessária para protegermos as pessoas”, explica a diretora.

O novo decreto é válido para o ano todo, diferentemente do decreto da Defesa Civil, que determina o fechamento dos parques durante o período de chuvas do verão. A prefeitura já havia fechado temporariamente os parques da cidade, neste mês.

Deixe um comentário