Geral
Município conquistou reconhecimento por adesão a programa estadual que facilita a vida de empresários

Hortolândia conquista selo bronze por agilizar abertura de empresas

Município foi premiado pelo programa Facilita SP, do governo do Estado, devido aos avanços na desburocratização da abertura de empresas; próximo objetivo da prefeitura é alcançar o selo ouro e aprimorar apoio a empreendedores

Hortolândia dá mais um passo importante para incrementar seu crescimento econômico. A prefeitura conquistou o selo bronze pela adesão ao programa Facilita SP, do governo do Estado. A cerimônia de premiação ocorreu na capital paulista.

De acordo com informações do governo estadual, o objetivo do programa é desburocratizar o processo de abertura de empresas. Ao facilitar a vida de empreendedores e empresários, o programa busca fomentar geração de emprego e renda, atração de investimentos e aumento da atividade econômica.

O programa consiste em uma série de etapas que precisam ser implantadas pelos municípios. Com base nas etapas cumpridas, os municípios recebem o reconhecimento do Estado com os selos bronze, prata, ouro e Inovação.

As principais etapas do programa são análise de viabilidade locacional automatizada; adesão à classificação de risco estadual; adequação da legislação municipal às normas estaduais; implantação da inscrição municipal automática; integração ao sistema estadual de licenciamento; e desenvolvimento de projetos inovadores voltados à melhoria do ambiente de negócios.

Hortolândia fez a adesão ao programa em 2024. Desde então, o município já cumpriu a etapa de viabilidade locacional automatizada. Essa etapa consiste na verificação online, por parte de empreendedores e empresários, se uma atividade econômica é permitida em um determinado endereço na cidade com base na lei municipal de zoneamento e demais legislações municipais pertinentes.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, no passado, quando o portal da prefeitura ainda não havia sido implantado, essa verificação demorava 90 dias para ser feita. Com a implantação do portal da prefeitura, o prazo diminuiu para 48 horas. Agora, empreendedores e empresários podem fazer a verificação de forma online, por meio do sistema do programa estadual, e receber a resposta em menos de uma hora. Em razão disso, Hortolândia recebeu o selo bronze do Estado.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a meta da prefeitura é cumprir as demais etapas necessárias para conquistar o selo ouro no próximo ano. A avaliação por parte do Estado para conceder os selos para os municípios é feita anualmente. A próxima avaliação do Estado está prevista para março de 2026.

A Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica salienta ainda que antes do Facilita SP o município já havia iniciado o processo de simplificação de abertura e formalização de empresas por meio de outro programa, o Via Rápida Empresa, também desenvolvido pelo governo do Estado.


Deixe um comentário