Geral
Objetivo é que COPs reforcem transparência, ampliem segurança de policiais e auxiliem na produção de provas

Estado contempla região com novas câmeras corporais para Polícia Militar

Distribuição de câmeras atende 19º BPM/I de Americana e medida cumpre acordo firmado no STF, priorizando áreas de maior risco, segundo critérios técnicos da corporação; municípios passam a contar com patrulhamento monitorado

O Governo do Estado informou ao Tribuna Liberal que a região foi contemplada no cronograma de entrega das novas câmeras corporais utilizadas pela Polícia Militar. O 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), sediado em Americana, recebeu os equipamentos durante a terceira etapa de distribuição.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o processo segue rigorosamente o acordo firmado junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), que prevê a implantação gradual da tecnologia com prioridade para áreas classificadas como de maior risco, de acordo com a matriz técnica da corporação.

As câmeras corporais, conhecidas como COPs, já são consideradas fundamentais no monitoramento da atividade policial, pois ampliam a transparência, fortalecem a segurança dos agentes e da população e contribuem para a produção de provas em eventuais processos criminais e administrativos.

Neste mês de setembro, teve início a quarta etapa de distribuição dos equipamentos, que deve se estender nos próximos meses até atingir a totalidade prevista de 12 mil câmeras em todo o Estado de São Paulo. Além disso, a SSP informou que um aditivo contratual já foi firmado, garantindo o fornecimento de mais 3 mil unidades adicionais.

Com a chegada das câmeras ao 19º BPM/I, municípios da região passam a contar com patrulhamento reforçado pela tecnologia, em linha com o plano estadual de modernização e ampliação de equipamentos de segurança.

“O cronograma de distribuição das novas câmeras corporais (COPs) da Polícia Militar está sendo cumprido rigorosamente, conforme o acordo firmado no Supremo Tribunal Federal (STF), com prioridade para as regiões de maior risco, segundo a matriz técnica elaborada pela corporação. Na região de Piracicaba, o 19º BPM/I de Americana foi contemplado com as câmeras na terceira etapa. Neste mês de setembro, começou a quarta etapa de distribuição. As próximas fases ocorrerão nos meses seguintes, contemplando outras unidades e totalizando 12 mil câmeras entregues em todo o território paulista. Além disso, um aditivo contratual prevê o fornecimento de mais 3 mil equipamentos”, diz nota da SSP-SP.

Deixe um comentário